Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Livro trata de modelos de jornalismo nas redes digitais

[do release da editora]

Há oito anos, o Grupo de Pesquisas em Jornalismo On-line da Faculdade de Comunicação da UFBA desenvolve estudos sobre esta área do conhecimento, tendo se transformado em uma referência nacional. Parte do resultado deste trabalho está reunida no livro Modelos de jornalismo digital, organizado pelos professores Marcos Palácios e Elias Machado. A coletânea abriga 10 artigos de doutores, mestres e pesquisadores associados e está dividida em duas partes: modelos teóricos e modelos de produção.

Entre os temas abordados estão a função da memória no jornalismo digital, gestão de empresas jornalísticas no ciberespaço, gêneros e webdocumentário. Um dos destaques da obra é um artigo inédito da professora Carla Schwingel sobre o Panopticon – uma iniciativa pioneira de produto laboratorial que se transformou em uma eficiente ferramenta de publicação e gerenciamento de conteúdos.

Para Marcos Palácios, professor titular de jornalismo da UFBA, ‘o lançamento desta coletânea culmina um trabalho começado no primeiro semestre de 1995, quando resolvemos estruturar uma linha de pesquisa em jornalismo digital’. A iniciativa deu origem a uma disciplina ministrada na graduação que foi responsável pela elaboração de um dos primeiros produtos laboratoriais totalmente voltado para as redes digitais: a revista eletrônica Lugar Incomum. Em 1999, surgiu, oficialmente, o GJol, grupo de pesquisa que, desde 2001, está registrado formalmente no CNPq e que já foi responsável pela formação de mais de uma dezena de estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

‘Com este livro, que apresenta alguns dos resultados das pesquisas de nossos membros, esperamos estimular a discussão sobre a prática jornalística nas redes digitais tanto entre nossos colegas nas redações, quanto entre os demais pesquisadores do país’, explica Palácios.