[do release da editora]
A Editora Artes e Ofícios lança Brossard: 80 anos na história política do Brasil (580 páginas), memórias do gaúcho que, no Legislativo, no Executivo e no Judiciário, vivenciou os principais fatos políticos do país. A versão de Brossard sobre as últimas seis décadas da história brasileira foi relatada ao jornalista Luiz Fernando Valls em mais de 50 horas de entrevistas, além de pesquisas dos principais momentos da política nacional – da reconstrução democrática após o Estado Novo, passado pela euforia desenvolvimentista de JK e os anos de chumbo, até o processo de consolidação democrática.
Brossard, que completa 80 anos neste outubro, sem mudar o discurso foi eleito cinco vezes e, em 20 anos, viu seu eleitorado crescer de 4.666 para 1.383.288 pessoas. Oposicionista, enfrentou o ditador Getúlio Vargas, o presidente Dutra, Vargas como presidente, o marechal Lott, Juscelino Kubitschek, João Goulart, Leonel Brizola, Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo. Como homem da situação, foi secretário de Estado e ministro da Justiça.
Em certo momento, mandou tirar do ar uma emissora de televisão, e o fato está no livro, com todas as circunstâncias, como também o relato de sua luta contra a legislação de exceção, que amordaçaria a imprensa nos primeiros meses do governo Médici. Como deputado, cobrou de Brizola (governador) e de Castelo (presidente) o cumprimento da lei, que cobraria também como ministro do Supremo Tribunal Federal, ao votar em favor dos direitos individuais atingidos pelas medidas provisórias do presidente Fernando Collor.
O livro ajuda a entender até as crises do governo Lula. Afinal, o Brasil ainda não se libertou dos cacoetes autoritários do presidencialismo – que Brossard apelidou de ‘crisedencialismo’, quando o presidente era João Goulart.
Foi trabalhando com Brossard no Ministério da Justiça e no TSE que o autor teve a idéia do livro, que hibernou desde 1991. Em maio de 2002, foi decidido que a publicação deveria ficar pronta no aniversário de 80 anos de Brossard, que serão completados em 23 de outubro. Além das entrevistas, Valls pesquisou os Anais da Assembléia Legislativa gaúcha, da Câmara e do Senado e todos os processos que Brossard votou no Supremo.
O livro será lançado em Brasília no dia 19 de outubro, às 18h, no Salão Nobre do Senado Federal, e em Porto Alegre no dia 28 de outubro, no Salão Júlio de Castilhos da Assembléia Legislativa. Em 3 de novembro está prevista sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre, com a presenças do autor e do biografado. Luiz Fernando Valls trabalha atualmente na TV Senado.