[do release da editora]
Será lançado nesta quinta-feira, 2/6, O consenso forjado (a grande imprensa e a formação da Agenda Ultraliberal no Brasil), de Francisco Fonseca, sobre o papel da grande imprensa brasileira na formação da agenda – e conseqüentemente hegemonia – neoliberal no Brasil. O livro procura retratar a forma de operar (pouco democrática) dos quatro jornais brasileiros quando da reversão do modelo desenvolvimentista ao liberal.
Francisco Fonseca, professor de Ciência Política da PUC/SP e da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, analisa no livro as contendas ideológicas entre duas forças que se opuseram no século 20 e ainda se opõem: os que acreditam ser a intervenção do Estado fundamental ao equilíbrio econômico e social e os que pregam as virtudes do livre-mercado.
Tendo como foco os ultraliberais (assim denominados em razão da radicalidade de seus diagnósticos e de suas proposições), a obra mostra as estratégias de divulgação e vulgarização que a grande imprensa brasileira – compreendida como aparelho privado de hegemonia – desenvolveu para formar, por meio de dicotomias e maniqueísmos, a Agenda Ultraliberal no Brasil entre 1985 e 1992, momento de reversão do modelo de desenvolvimento do país.
O livro trata das questões relativas à teoria democrática, à hegemonia e ao papel da imprensa como ator político/ideológico, entre outras, para ajudar o leitor a compreender os próprios dilemas das esquerdas quando chegam ao poder.