Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

O Evangelho e a criação publicitária

[do release da editora]

O publicitário Adilson Xavier apresenta em O deus da criação, editado pela BestSeller, os Dez Mandamentos da criação publicitária. Com uma abordagem criativa, o autor, que é presidente responsável pela criação da agência de publicidade Giovanni+DRAFTFCB, tomou Jesus Cristo como exemplo de comunicador eficiente, captando nas entrelinhas da Bíblia um método eficiente de comunicação baseado em formulações brilhantes e uma capacidade extraordinária de empolgar o público. O deus da criação chega às livrarias no dia 10 de agosto.

Com prefácio assinado por Antônio Torres, que cita o escritor Henry Miller (‘Primeiro, Deus criou o mundo. Depois entrou nele. Eis o segredo da criação’), quando atribuiu o próprio processo criativo a artes divinas –, O deus da criação é o resultado de uma abordagem perspicaz de Adilson Xavier, que enxergou nas entrelinhas do evangelho as lições de comunicação de Jesus Cristo – um exemplo de orador, que sabia causar impacto com suas idéias, criar frases de efeito e envolver as platéias.

Fundamentado na Bíblia, o autor – católico praticante –, dá início ao livro com prefácios: um penitencial e outro litúrgico, justificando-se perante aos cristãos fervorosos, por sua irreverência ao tratar o sagrado de maneira que possa parecer profana. Em ambos os prefácios, Adilson explica para cristãos e ateus, que a obra não se trata nem de um ato de blasfêmia, tampouco de uma narrativa bem-disfarçada de proselitismo religioso.

Escrito numa linguagem coloquial, sobre o legado que Jesus Cristo deixou no mundo se analisado sob o ponto de vista das comunicações, O deus da criação surpreende ao apresentar os 10 Mandamentos como um briefing de Deus a Moisés, com dicas para um brainstorm numa agência de propaganda.

Uma proposta ousada, articulada num histórico da criatividade do Divino ao criar o Mundo, O deus da criação não é uma tese teológica e, sim, um livro divertido, inovador, que aguça a criatividade e ensina como usá-la, além de apresentar as visões de criadores célebres de áreas como: literatura, artes plásticas, teatro e cinema, – uma espécie de ‘`Código Adilson Xavier´ para publicitários, empresários e leitores…’, segundo Antônio Torres, que finaliza o prefácio garantindo que nunca é demais comunicar.