[do release da editora]
‘Tudo é uma questão de saber ouvir.’ Partindo deste princípio, o jornalista e mestre em RH Gustavo Gomes de Matos escreveu A cultura do diálogo: uma estratégia de comunicação nas empresas, lançado pela Editora Campus/Elsevier e com prefácio do presidente da Organização Odebrecht, Norberto Odebrecht . O objetivo é entender o que precisa e pode ser feito para melhorar não apenas os resultados financeiros da empresa, mas o relacionamento interno.
O primeiro e mais importante passo para o sucesso é saber ouvir, diz. Porém, a escuta precisa ser ativa, atenta aos detalhes e disposta a entender o que o ouvinte quer e está propondo. Em seguida, é fundamental confiar no instinto e analisar, inclusive, as entrelinhas. Para Gustavo Matos, assim fica mais fácil compreender o todo e estimular uma participação pautada no diálogo e na troca de idéias e experiências.
‘Saber ouvir é o maior segredo do sucesso na vida pessoal, profissional e empresarial. Essa é a conclusão a que qualquer um pode chegar ao se dispor a pensar, ou melhor, a dialogar consigo mesmo sobre a relação de causa e efeito entre comunicação eficaz e ações bem sucedidas. Ela está presente em todos os aspectos da existência humana’, afirma o autor.
Entretanto, é muito comum aparecerem os ruídos de comunicação nas relações sociais. Uma informação mal transmitida desmotiva e atrapalha o andamento do trabalho. Segundo Gustavo Matos, apesar do saber ouvir ser o fator mais importante para o sucesso da comunicação é, ao mesmo tempo, um dos aspectos mais negligenciados no seu processo. As necessidades individuais de valorizar suas idéias, determinar conceitos e preconceitos, expressar opiniões e ditar regras, seguem na contramão da proposta central de estabelecer uma dinâmica de diálogo.
‘Saber ouvir transcende o ato de escutar; é compreender a pessoa que se expressa; é entender a mensagem que ela transmite; é assimilar o que é dito por palavras, atitudes, gestos ou silêncio; é perceber a grandeza da essência da comunicação e do diálogo; é alcançar a plenitude do relacionamento humano’, explica.
Com uma linguagem clara e objetiva, o livro oferece uma leitura fluente e agradável. Além disso, traz exemplos, como o da Petrobras Distribuidora e o do Grupo Pão de Açúcar, dentre outros. Sustentada pelo trabalho da Ouvidoria, a Petrobras decidiu exercitar a ética e a cidadania fortalecidas por um canal direto de comunicação e destacou a importância do ouvidor para melhor compreender as necessidades dos clientes interno e externo. Já o Grupo Pão de Açúcar optou pela comunicação estruturada com base na verdade e na integração.
A cultura do diálogo oferece aos leitores ferramentas para a construção de uma comunicação eficaz. ‘De uma simples conversa podem nascer idéias inovadoras, soluções criativas, projetos originais e empreendimentos de sucesso. Os princípios básicos são saber ouvir, dar retorno da informação, ter abertura de diálogo, conviver criativamente com as diferenças, valorizar o relacionamento humano e buscar o bom senso. Assim, você consegue a excelência da comunicação interna e externa, maior integração e interação entre pessoas, grupos ou áreas de trabalho, melhora a qualidade dos processos, projetos, procedimentos, serviços e produtos, eleva a motivação, o engajamento e o comprometimento e consolida a vantagem competitiva’, analisa.
O autor
Gustavo Gomes de Matos é jornalista, com pós-graduação em Administração de Recursos Humanos (PUC-Rio) e especialização em Economia (UERJ). Escritor, professor e consultor de Comunicação Corporativa, com 18 anos de atuação em grandes organizações. Como editor de publicações empresariais, recebeu destaque do Prêmio Aberje (1986 e 2004). É autor de Comunicação sem Complicação (Campus/Elsevier) e de livros institucionais, como PUC-Rio, 60 anos de solidez.