Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Para facilitar a comunicação nas empresas

[do release da editora]

Nas empresas, a maioria dos profissionais escreve mal e tem enorme dificuldade de encontrar bons livros com metodologia nacional a respeito. Pensando em facilitar esse aprendizado ao público da Você SA, a revista solicitou à W2 Comunicação, uma forma de orientar o leitor de forma simples, prática e bastante abrangente. A forma encontrada foi a publicação da coleção ‘Comunicação de Negócios’, que será distribuída pela Editora Abril nas maiores livrarias, bancas de jornais e revistarias do país, a 12,90 reais cada volume.

O primeiro volume – Redação – foi lançado em 20 de maio e ensina critérios como objetividade, clareza, precisão e concisão. O segundo, que chegará nas bancas no início de junho será Reunião, abordando temas como criar a pauta, conhecer os participantes e cuidar do tempo.

Apresentação será o terceiro, previsto para a segunda quinzena de junho, abrangendo como estruturar as idéias, definir objetivos, sintonizar o outro. E, finalmente, no início de julho a coleção se encerra com o volume Comunicação, abordando a eficiência da comunicação nas organizações.

Redação aborda vários aspectos da escrita empresarial. Sugere que o leitor repense a comunicação escrita, que não é regida pelas mesmas normas da comunicação oral, do diálogo cotidiano, nem com as regras das aulas de Português. Afinal, a troca de informações de trabalho deve ser mais conseqüente, prática e elaborada do que a comunicação oral, fugindo dos símbolos, abreviações e todo o universo de termos específicos do mundo virtual quando o assunto for comunicação de negócios. ‘Se logo depois da arroba vier o nome de uma empresa (@xxx.com.br), o que se vai colocar naquele e-mail é assunto de negócios, e assim deve ser tratado’, salienta Walmes Galvão, sócio fundador da W2. ‘Depois de 17 anos passando esses conhecimentos às empresas, foi um desafio colocar no papel para o grande público essas práticas.’

A comunicação é fundamental para garantir o alcance dos resultados do indivíduo, da equipe, do departamento e da empresa. Como um profissional pode pensar em crescer dentro da organização, exercer seu papel de liderança, se não é capaz de comunicar-se de forma eficaz tanto com sua equipe como com a direção? Afinal, a capacidade competitiva é diretamente proporcional à eficácia do fluxo de informações. Todos os profissionais têm um papel vital na comunicação organizacional e ela deve sempre visar a formação de diferentes competências. Tanto na comunicação cotidiana por telefone ou e-mails, como em reuniões ou apresentações.

Na área de consultoria a W2 trabalha no sentido de orientar e instrumentalizar os grupos de trabalho das empresas. Zela pela consistência de seus projetos e o desenvolvimento das ações aprovadas. Cuida da coerência com o compromisso de garantir o alinhamento com as diretrizes estratégicas da organização. Foi a primeira do mercado a desenvolver esse tipo de trabalho e criou a expressão e o conceito da Comunicação Negocial.