Friday, 27 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Para os que amam e os que temem a imprensa

[do material de divulgação da editora]

Qual a relação do cidadão com a imprensa? Qual seu papel ao longo da história? Este livro mostra como a imprensa começou no Brasil, em 1808, e como vem atuando duplamente: tanto como observadora quanto como protagonista da nossa história. Os primeiros impressos, a relação com os poderosos, a tecnologia alterando a forma de comunicação; as grandes empresas, a imprensa alternativa, o passado e o futuro da imprensa. Tudo isso é retratado de forma analítica em capítulos contextualizados e recheados de informações. Ao reunir um time de especialistas renomados de diversas áreas, História da imprensa no Brasil impõe-se como obra de referência indispensável nas estantes dos que estudam, dos que respeitam, dos que amam e até dos que temem a imprensa.

As organizadoras

Ana Luiza Martins é Doutora em História Social pela FFLCH-USP, historiadora do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Publicou pela Contexto mais dois livros: O despertar da República e História do café.

Tania Regina de Luca, Doutora em História Social pela FFLCH-USP, é professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Unesp/Assis e pesquisadora do CNPq. Pela Contexto é co-autora de História da cidadania e Fontes históricas. Ganhou o prêmio Jon M. Tolman, da Brazilian Studies Association (Brasa), em 2008.