[do release da editora]
O jornalista Ethevaldo Siqueira lançou o livro 2015 – Como viveremos, que chegou às livrarias na quarta-feira (1/12). A obra visa a reproduzir uma visão abrangente das transformações da vida humana na próxima década, em conseqüência direta do impacto das tecnologias. No total, foram 350 entrevistas, 52 viagens e 400 mil quilômetros percorridos em cinco anos.
A partir de uma conversa, na década de 1970, entre o autor e romancista Arthur C. Clarke, escritor de A Sentinela, livro no qual foi baseado o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, e do qual participou como co-roteirista, a idéia começou a tomar corpo. Iniciado em 1999, o livro envolveu entrevistas com mais de 50 cientistas, escritores, pesquisadores e futurólogos, entre os quais o próprio Clarke, Alvin Toffler, Don Tapscott, Nicholas Negroponte e João Antonio Zufo (da Universidade de São Paulo); Jean-Paul Jacob (IBM); Horst Stömer (Prêmio Nobel de Física em 1998), Michio Kaku, Bill Gates (Microsoft), Scott McNealy (Sun Microsystems), John Chambers (da Cisco), Carly Fiorina (HP) e Craig Barrett (Intel).
Para todos os pensadores consultados, a tecnologia continuará a mudar profundamente a casa, a escola, o trabalho, a comunicação, o entretenimento, o escritório, a indústria, o governo e a sociedade, com a possível inclusão de multidões no país e no mundo, mas também sob o risco de exclusão de outros milhões. A conclusão, contudo, é otimista: o mundo de 2015 será um mundo mais globalizado e interligado pelas comunicações e pela informação. ‘Não se trata de ficção mas, sim, de extrapolação tecnológica, na visão de cientistas e líderes’, afirma Siqueira.
Com o objetivo de promover e estimular o debate sobre as conseqüências sócio-econômicas, políticas e culturais, além do impacto da tecnologia na sociedade entre jovens leitores e dirigentes, o livro teve uma primeira edição patrocinada por Gradiente, Oi, One World Brasil e Microsoft, e sai agora em segunda impressão, com quatro mil exemplares para o grande público.
O autor
Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em tecnologia da informação e telecomunicações, com mais de 30 anos de experiência, colunista do jornal O Estado de S.Paulo e comentarista da Rádio Eldorado, de São Paulo. Ao longo de sua carreira, ganhou dois prêmios Esso de Informação Científica (1969 e 1978), Prêmio Telesp de Jornalismo, Prêmio SUCESU de Jornalismo de Informática (1971) e Prêmio José Reis do CNPq (1985), entre outros. Possui seis livros publicados na área de telecomunicações.