Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Televisão, teoria e prática

[do release da editora]

Com este primeiro volume O Brasil (é)ditado inaugura-se a Coleção Jornalismo Audiovisual,que se propõe a abordar regularmente temas desafiadores da televisão no Brasil e no mundo.

A grande audiência e a influência política e cultural desta mídia em nossa sociedade, aliada ao propósito de compartilhar a evolução científica de suas pesquisas, é o que leva um grupo de profissionais egressos de redações de telejornalismo, e que hoje atua na universidade brasileira, a propor este conjunto de obras. Assim, aproximam teoria e prática num esforço de contribuir para melhorar a qualidade da informação visual e sonora transmitida diária e incessantemente a nossa população.

A Coleção Jornalismo Audiovisual foi idealizada em encontros científicos de integrantes da Rede Internacional de Pesquisadores em Telejornalismo da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Seu primeiro título – O Brasil (é)ditado – materializou-se a partir do 1º Encontro Jornalismo e Sociedade, promovido em Recife pelo Programa de Associação Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Neste volume de abertura temos uma coletânea de artigos, produzidos por 15 doutores, doutorandos e mestres de Programas de Pós-Graduação de cinco universidades brasileiras, agrupados em eixos temáticos distribuídos em quatro seções: a primeira seção, “Identidades regionais e raízes culturais do Brasil na TV”; a segunda, “O telejornalismo no Brasil: público e audiências”; a terceira, “Linguagem e formatos: as estratégias do jornalismo audiovisual”; e, finalizando, “Telejornalismo e Poder: o ritual diário da política na TV”.

A importância das publicações exigiu um categorizado Conselho Editorial, integrado por professores doutores de nosso país e do exterior, que afiançam esta oportuna Coleção Jornalismo Audiovisual.

Os autores(as)

Iluska Coutinho, Christina Ferraz Musse, Raruza Keara, Renata Echeverria, Alfredo Vizeu, Heitor Rocha, Jhonatan Mata, Águeda Cabral, Fabiana Siqueira, Débora Bresciani, Flávio Porcello, Roberto Ramos, Débora Lapa Gadret, Gilze Bara, Fernanda Nalon Sanglard.