Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Um mercado de 10 milhões de exemplares mensais

[do release da editora]

O jornalista João Franzin lança Imprensa Sindical – Comunicação que organiza no dia 25 de maio, às 19 horas, no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

A imprensa sindical publica mais de 10 milhões de exemplares por mês. Essa produção pujante, de características próprias, representa mercado de trabalho para muitos profissionais de comunicação, mas é ainda um espaço a ser explorado.

O lançamento do livro será acompanhado de debate com o autor e jornalistas da imprensa sindical. O debate será mediado pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Augusto de Camargo (Guto).

O autor

Profissional desde 1977, com atuação em jornal, rádio, televisão e assessoria de imprensa, João Franzin começou a militância sindical em 1979, com dedicação integral à mídia sindical desde maio de 1985. Em 1990, Franzin fundou a Agência Sindical, empresa de comunicação e consultoria para entidades de classe, somando trabalhos para mais de 100 entidades de trabalhadores. Atualmente, apresenta o programa Câmera Aberta Sindical, às quartas-feiras, ao vivo, na TV Aberta São Paulo, na TV Guarulhos e na ecotv, no ABC.

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Aos sindicalistas, jornalistas e estudantes

É escassa, e esparsa, a bibliografia referente à imprensa sindical. Este livro, sem pretensão, visa a preencher parte desse espaço. Afinal, existe uma imprensa sindical forte em nosso país, com grande tiragem, levando, diariamente, informações e orientações fundamentais para os trabalhadores do campo e da cidade.

Imprensa Sindical: Comunicação que organiza procura passar longe das discussões teóricas – e abstratas – acerca de concepções ideológicas, escolas ou teorias da comunicação. O objetivo, aqui, é mostrar como a imprensa sindical funciona na prática, a partir do modo como se organiza nosso sindicalismo.

Este livro é também uma forma de diálogo com os sindicalistas, os profissionais da imprensa sindical e os estudantes de comunicação, mostrando que vale a pena investir na imprensa própria, fortalecendo as entidades e tornando mais efetivas as relações entre direção e base.

É uma honra para a Agência Sindical ser parceira desta publicação. [Robson Gil Gazzola, jornalista]

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Imprensa que melhora a vida do leitor

A imprensa sindical brasileira publica mais de 10 milhões de exemplares por mês, basicamente boletins e jornais, distribuídos nos locais de trabalho, entregues de mão em mão, no contato direto entre os sindicalistas e os trabalhadores da base.

Esses materiais divulgam os sindicatos, informam a categoria, combatem irregularidades, convocam para assembléias, enfim, difundem para a grande massa trabalhadora um ponto de vista sindical, que forma cultura e estabelece parâmetros.

Como tudo, essa imprensa passa por transformações, em função de novas tecnologias e do próprio avanço da democracia. Agora, é a internet que vem ampliar as possibilidades da imprensa sindical, tornando a comunicação ainda mais ágil, a um custo bastante favorável.

Este livro traz um pouco de tudo isso, na visão de quem, desde maio de 1985, trabalhou para mais de 100 entidades.

A imprensa sindical é, sim, mercado de trabalho. Porém, é mais. Ao divulgar direitos, combater abusos e ajudar na organização, ela melhora a vida dos trabalhadores do Brasil. [João Franzin, São Paulo, 2007]