Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Um sucesso literário à base de rede social

Num feito de dar inveja até aos maiores escritores de best-sellers, John Green conseguiu que seu próximo romance se tornasse o mais vendido na Amazon.com e na Barnes & Noble.com apesar de ele ainda estar trabalhando num manuscrito da obra. O livro The Fault in Our Stars conta a história de dois jovens sobreviventes de câncer e será publicado no segundo trimestre de 2012. Ele não tem capa nem há uma descrição online do livro. Mas o escritor americano já entrou na lista de best-sellers, superando livros de autores como Suzanne Collins e Laura Hillenbrand que estão de fato terminados e disponíveis hoje para venda.

Ajuda o fato de Green, um autor de 33 anos que chamou atenção em 2005 com seu romance de estreia, Looking for Alaska, tenha mais de 1,1 milhão de seguidores no Twitter. Green é publicado pela Dutton Children´s Books, selo da Penguin Group (USA), da Pearson PLC, mas cuida ele mesmo de sua promoção na web. “Não sigo orientação da Penguin”, diz.

Em poucos anos, a capacidade de usar redes sociais como um megafone literário passou a ser o foco da maior parte do marketing e da formação de imagem por parte dos editores. Green divulgou o título de seu novo livro na terça-feira à tarde (28/6) no Twitter, Tumblr e no fórum YourPants.org. Uma hora depois, prometeu autografar todas as pré-vendas e toda a primeira tiragem, ao mesmo tempo em que colocou um programa ao vivo no YouTube em que discutiu seus planos para autografar o livro e também leu uma seção para dar aos leitores uma ideia do que seria The Fault in Our Stars. O anúncio então ganhou vida própria. Os fãs começaram a fazer e postar centenas de potenciais capas e passaram a discutir as compras antecipadas no Twitter e no Tumblr. A partir daí, o livro começou a ascender nas listas de mais vendidos.

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[Jeffrey A. Trachtenberg é do Wall Street Journal]