Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Valor do Facebook é de US$ 100 bi

O Facebook está chegando mais perto de abrir o capital e espera que seu valor de mercado supere os US$ 100 bilhões, segundo pessoas a par do assunto. A empresa de rede social estabeleceu o período de abril a junho de 2012 como meta para fazer uma oferta pública inicial, disseram as pessoas a par da situação. A empresa estuda captar US$ 10 bilhões na abertura de capital – que seria uma das maiores ofertas iniciais da história e poderia dar à companhia um valor de mercado de US$ 100 bilhões. É mais que o dobro da avaliação de grandes empresas tradicionais, como a Hewlett-Packard ou a 3M.

A abertura de capital do Facebook vem sendo aguardada com ansiedade há vários anos e é vista como um momento importante para a mais recente explosão de investimentos em empresas de internet. O Facebook sempre deu respostas vagas, até mesmo sobre a possibilidade de abrir o capital, e manteve silêncio sobre a época em que faria isso. “Não vamos participar das especulações sobre uma IPO [oferta inicial de ações]”, disse o porta-voz do Facebook, Larry Yu. Agora, a empresa parece pronta para avançar nesse rumo. Mas provavelmente chegará ao mercado num momento em que os investidores estão começando a questionar o valor de algumas novas empresas de internet.

Na mais recente abertura de capital, de US$ 805 milhões, para o serviço de compras coletivas Groupon, em 3 de novembro, a ação despencou 42% nos últimos cinco dias de pregão, após subir muito no primeiro dia de negociação. O LinkedIn, site de contatos profissionais, viu a ação de sua empresa mais que dobrar em relação ao primeiro dia de negociação, em 19 de maio, mas perder 36% do valor desde então. Mesmo assim, a ação permanece 33% acima do valor da oferta inicial.

A contribuição dos bancos de investimento

O diretor-presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, já expressou publicamente sua relutância em abrir o capital e optou por manter o Facebook como empresa privada por mais tempo do que muitos imaginavam. Mas agora ele está mais aberto a essa possibilidade. O Facebook está em discussões internas sobre o momento certo para solicitar a abertura de capital à comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, e estuda entrar com o pedido talvez ainda este ano, segundo pessoas a par da situação. Elas advertiram que Zuckerberg ainda não tomou nenhuma decisão final.

O Facebook permanece distante das companhias financeiras de Wall Street e dá sinais de querer jogar segundo suas próprias regras. As empresas costumam estudar uma abertura de capital quando alcançam receita de US$ 100 milhões. Espera-se, porém, que o Facebook abra o capital com mais de US$ 4 bilhões em receita, o que a torna maior do que o Yahoo, empresa veterana da internet. O Facebook chegou ao ponto de elaborar seu próprio prospecto, disseram as pessoas familiarizadas com o assunto. O prospecto, documento apresentado à SEC descrevendo os negócios da empresa, em geral é preparado por banqueiros e advogados contratados por ela.

O diretor financeiro do Facebook, David Ebersman, vem liderando as conversas da empresa com banqueiros do Vale do Silício sobre a abertura de capital, segundo as pessoas a par do assunto. Os banqueiros têm procurado a empresa intensamente, mas o Facebook continua sem se comprometer com nenhum banco específico, mesmo com a IPO já no horizonte. Ebersman disse a alguns banqueiros que tem dúvidas sobre qual contribuição os bancos de investimento poderiam dar à abertura de capital, pois o Facebook já está sendo muito procurado por grandes investidores, segundo as pessoas familiarizadas com o assunto.

Oferta inicial

A rede social, criada por Zuckerberg em 2004 em seu quarto de estudante na Universidade Harvard, vem reformulando a maneira como as pessoas interagem com outras e compartilham informações na web. Ela conta agora com 800 milhões de usuários, dos quais 500 milhões entram no site diariamente. O Facebook será obrigado a divulgar suas informações financeiras em abril, pois a empresa vai passar do limite de 500 acionistas até o fim do ano. A SEC exige que as empresas com mais de 500 acionistas divulguem publicamente suas informações financeiras.

O Facebook pode divulgar seus dados financeiros em abril mesmo sem abrir o capital, mas membros do conselho e executivos de alto escalão já reconheceram, em particular, que isso deixaria a empresa em grave desvantagem, pois ela ficaria com a maior parte das responsabilidades inerentes a uma empresa negociada em bolsa, mas não teria os benefícios de captação de recursos em uma oferta pública, disseram as pessoas. Uma oferta inicial do Facebook de US$ 10 bilhões seria a maior IPO de qualquer empresa de tecnologia ou de internet até agora. A maior abertura de capital de uma companhia americana de internet, a do Google, em 2004, de US$ 1,9 bilhão, que avaliou o Google em US$ 23 bilhões, foi a terceira maior IPO de empresas de internet no mundo todo (colaborou Randall Smith).

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[Shayndi Raice é jornalista do Wall Street Journal]