Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Venda de jornais cai 2,5% no primeiro trimestre

Poucas surpresas para a indústria de jornais dos EUA no primeiro trimestre de 2006. A Newspaper Association of America divulgou, na semana passada, dados do Audit Bureau of Circulations e do Nielsen/NetRatings sobre a circulação semanal e dominical dos jornais americanos e sobre a audiência de suas páginas na internet.

No período de seis meses encerrado em março, a circulação diária dos impressos caiu 2,5%. O resultado foi praticamente igual ao encontrado no período de seis meses encerrado em setembro de 2005, quando a queda foi de 2,6%. Os maiores e os menores jornais apresentaram resultados estáveis, enquanto diários urbanos com circulação entre 250 mil e 500 mil foram os mais prejudicados no período. Foram analisados 770 títulos. Destes, apenas 182 tiveram aumento de circulação. Na contagem de circulação dominical, houve queda de 3,1% entre os 610 jornais analisados. Apenas um em cada quatro jornais apresentou aumento na circulação nos dias de semana, enquanto um em cada cinco teve ganhos no domingo.

Ranking

Entre os grandes títulos, o USA Today, do grupo Gannett, teve aumento de 0,09%, indo para 2.272.815 exemplares diários – e continua no posto de jornal mais vendido no país; o Wall Street Journal, da Dow Jones, ficou em segundo lugar, com 2.049.786 exemplares, e queda de 1%; o New York Times veio em terceiro, com aumento de 0,5% para 1.142.464 cópias. O Los Angeles Times apresentou queda de 5,4%, com 851.832; O Washington Post caiu 3,7%, para 742.242; mas o maior declínio foi apresentado pelo San Francisco Chronicle: 15,6%, para 398.246 exemplares.

A circulação dos jornais impressos apresenta queda há alguns anos, já que grande parte do público, especialmente os jovens adultos, tem voltado a atenção para outros veículos mais instantâneos, como a internet e a TV a cabo, na busca diária por notícias e informações. Desta forma, apesar da queda das vendas dos impressos, os jornais têm conquistado um grande número de visitantes em seus sítios. De acordo com dados do Nielsen/NetRatings, cerca de 56 milhões de internautas, em média, visitaram sítios de jornais no período – o que equivale a 37% de todos os internautas nacionais. O aumento no público foi de 8% com relação ao mesmo período do ano anterior. Informações de Jennifer Saba [Editor & Publisher, 8/5/06] e de Seth Sutel [AP, 8/5/06].