[do release da editora]
O livro relata a história de um dos homens mais importantes da imprensa do Brasil. Mais do que uma biografia, o trabalho é fruto de uma tese de mestrado, indicado a profissionais e amantes da comunicação e a todos que desejam conhecer a história de um dos jornais mais importantes e influentes do Brasil.
Com prefácio assinado por Celso Lafer, o livro tem seis capítulos distribuídos em 479 páginas com a trajetória de Júlio de Mesquita Filho, os exílios de 1932 e de 1937 , o confisco e venda do jornal , por seus irmãos, para a ditadura getulista, sua volta em 1945 e seu afastamento definitivo com a instituição do AI-5, em 1968.
Sobre o autor
Diplomata de carreira, o autor Roberto Salone é mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo – USP e também mestre em diplomacia pelo Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, ocasião em que redigiu a dissertação ‘Irredutivelmente Liberal: política e cultura de Júlio de Mesquita Filho’. Foi assessor legislativo do Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e também presidente da Comissão de Ex-Presos Políticos do Estado de São Paulo.
Para ler
O primeiro capítulo (PDF, 2,2 MB)