[do release da editora]
O futebol é certamente uma das maiores paixões do planeta terra, um patrimônio cultural. Muitas vezes, infelizmente, o que deveria ser prazer se transforma em pesadelo. Neste livro, Mauricio Murad analisa as relações entre a violência e o futebol, que a mídia tem mostrado com freqüência e não só no Brasil. ‘A beleza do jogo e a vibração do torcedor, não podem ficar à mercê de grupos de vândalos. A barbárie não pode tomar conta da cena e o futebol como esporte, arte e espetáculo, não pode perder esse jogo decisivo, para a violência’, diz o autor.
Mauricio Murad trabalha sistematicamente com o tema, desde 1990 e tem diversas publicações, entre livros, capítulos de livros e artigos científicos. Em A violência e o futebol Murad relata a história da violência/a violência na história, mostrando como a violência de um modo geral, foi abordada pela mitologia, pela filosofia, pelas ciências e pelas artes. O autor trata especificamente da violência no futebol, apresentando as experiências internacionais e mesmo nacionais de combate e controle dessas práticas. Murad traz uma proposta para o nosso futebol, muitas das quais, podem ser estendidas para a realidade brasileira, como um todo.
O autor
Mauricio Murad é sociólogo formado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), doutor em ciências do desporto, professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de sociologia do esporte no mestrado da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).