Projeto patrocinado pelo Facebook Journalism Project faz mapeamento da presença do jornalismo local no Brasil com apoio de colaboradores voluntários (crowdsourcing)
O PROJOR — Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo — anuncia nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, o início da campanha para a quinta edição do Atlas da Notícia, o mais completo censo sobre o jornalismo local no Brasil. Com patrocínio do Facebook Journalism Project, a nova edição visa atualizar o mapa dos veículos jornalísticos nos 5.570 municípios brasileiros e obter informações sobre fechamento de empresas de comunicação e novas iniciativas surgidas desde a última edição publicada no início de 2020.
Entre as novidades da quinta edição do Atlas estão o lançamento de um novo site para a divulgação dos resultados, prevista para o início de 2022, e a realização, na sequência do censo, de uma pesquisa aprofundada sobre a realidade das organizações de mídia local no país. Os dados coletados e atualizados pelo censo são uma base consistente para que pesquisadores de todo o Brasil possam orientar novas investigações sobre o jornalismo no país.
A organização, análise e publicação dos dados coletados pelo censo será realizada pelo Volt Data Lab, liderado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo. Já a coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras estará a cargo do jornalista Sérgio Lüdtke, que trabalhará com os seguintes pesquisadores regionais: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul).
O censo do jornalismo local brasileiro conta também com o apoio de professores e estudantes de escolas de jornalismo das cinco regiões do país e de voluntários que colaboram com a coleta dos dados. Na última edição, o Atlas da Notícia contou com a colaboração de 219 voluntários de 74 organizações. Voluntários podem se somar à equipe do Atlas e colaborar com a pesquisa preenchendo este formulário.
O presidente do Projor, Francisco Rolfsen Belda, destaca a importância do Atlas como referência para ações de pesquisa e desenvolvimento que busquem fortalecer o jornalismo local no Brasil, servindo também ao próprio desenvolvimento democrático do país. “Sabemos que não há democracia plena sem que a população tenha acesso à informação de qualidade e ao debate sobre as políticas que lhe dizem respeito, e essa relação é ainda mais crítica no âmbito dos pequenos e médios municípios, uma vez que repórteres e editores locais exercem um trabalho imprescindível no questionamento das ações de prefeituras e câmaras municipais, por exemplo.”
“O Facebook tem o compromisso de apoiar o ecossistema de notícias e o Atlas da Notícia é um estudo completo sobre a presença do jornalismo local no país. A edição anterior nos mostrou que mais de mil novos veículos digitais surgiram e essas informações nos ajudam a desenvolver projetos e iniciativas que possam promover a transformação digital, a criação de modelos de negócios sustentáveis e o fortalecimento das coberturas jornalísticas ao redor do país”, afirma a líder de Parcerias com veículos de notícias do Facebook no Brasil, Maíra Carvalho.
Inspirado no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review o Atlas da Notícia é uma iniciativa do PROJOR e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. O Facebook Journalism Project (FJP) é patrocinador do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.
Publicada em janeiro de 2020, a quarta edição do Atlas da Notícia registrou:
- Surgimento de 1.170 novos veículos digitais no país. Os veículos digitais são agora a segunda maior categoria no Brasil, atrás apenas de rádios.
- Os desertos de notícia encolheram 5,9% na pandemia. Mesmo assim 3.280 municípios não contam com um veículo de comunicação que faça cobertura local.
- População em desertos de notícia tem queda de 9,6%, para 33,7 milhões de habitantes.
- Censo apurou o fechamento de 200 veículos de mídia impressa.