Participe da campanha colaborativa fornecendo informações sobre o jornalismo brasileiro para o Atlas da Notícia, um projeto pioneiro que pretende conhecer a realidade de nossa imprensa. Quais são e como funcionam os veículos jornalísticos nas capitais e cidades do interior? Quais os seus modelos de negócio? Como se dão na prática as relações com as comunidades?
As informações serão utilizadas para subsidiar estudos, pesquisas, análises e estratégias. O levantamento quantitativo da primeira etapa do Atlas da Notícia indicou 70 milhões de pessoas em deserto de notícias, ou seja, sem jornalismo local em suas comunidades. A pesquisa está sendo refinada agora com informações mais precisas das diferentes realidades. E o sucesso desse levantamento está diretamente associado à participação das pessoas que trabalham, estudam ou se interessam por jornalismo em todo o território nacional.
O preenchimento do formulário é rápido e toma em torno de 5 minutos. O questionário é dividido em quatro seções:
1. Nome e informações básicas
2. Segmentos e características
3. Localização
4. Contatos e links
Para facilitar o trabalho tenha em mãos as seguintes informações:
1. Links (site, redes sociais, RSS)
2. Noção sobre aspectos gerais do veículo, como segmentos de atuação ou orientação política, se cabível
3. Propriedade do veículo, se cabível
4. Código do município onde o veículo de baseia. Obtido facilmente neste link do IBGE
O Atlas da Notícia é realizado pelo PROJOR – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo em parceria com o Volt Data Lab, responsável pela pesquisa, análise e visualização dos dados. O Volt é dirigido pelo jornalista de dados Sérgio Spagnuolo. Uma rede de pesquisadores nas cinco regiões brasileiras também está integrada ao projeto para auxiliar na análise das informações levantadas.
Em 2018, o projeto prevê também a publicação de uma série de cinco reportagens transmídia sobre a imprensa local brasileira, a serem produzidos pela repórter Elvira Lobato e a vídeo-repórter Ana Terra Athayde.
Ambas estão visitando os chamados “desertos de notícias”, cidades que não dispõem de veículos jornalísticos e também cidades em que a imprensa local enfrenta desafios na cobertura de temas de interesse público. Lobato e Athayde cobrirão ainda municípios que sediam experiências jornalísticas inovadoras em meio à chamada disrupção digital.
“A segunda edição do Atlas da Notícia apresenta o desafio de iniciarmos a consolidação anual do mapeamento do jornalismo local brasileiro,” diz Angela Pimenta, presidente do PROJOR. “A primeira edição de 2017 contou com dados fornecidos pela Secretaria Especial Comunicação da Presidência da República, Secom, através da Lei de Acesso à Informação. Uma vez que estes dados não têm sido atualizados, o novo levantamento iniciado agora será integralmente feito pela equipe do Atlas e voluntários da campanha de crowdsourcing.”
__
O projeto é financiado pelo Facebook Brasil e conta com o apoio institucional da Abraji, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
O Atlas da Notícia se inspira no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review.