Contar é o ato mais elementar da matemática. Ele nos permite quantificar elementos e saber o tamanho de um universo de coisas, para — depois de sabermos quantas são — compararmos se aumentaram, diminuíram com o tempo ou com certos eventos. Eventualmente, o caminho nos levaria para saber se melhorar ou pioraram, e, mais à frente, para ações e medidas que guiam políticas e decisões.
Por esse motivo que julgamos importante contar a ocorrência de veículos jornalísticos no Brasil, um por um, mapeando geograficamente suas concentrações e, principalmente, seus vazios.
O Atlas da Notícia nasce, então, mais do que um estudo ou um monte de gráficos interessantes, como ferramenta para que as pessoas possam explorar o universo de veículos de imprensa no país. A partir desse conhecimento, poderão formar opiniões sobre tais veículos e tomar decisões baseadas em tais informações.
Um exemplo: como a carência de veículos jornalísticos em certas regiões pode prejudicar a produção de informações necessárias ao debate democrático na campanha para as eleições gerais de 2018? Afinal, como o eleitor poderá escolher seu melhor representante se a informação que lhe chega é ruim? E se o mesmo leitor não tiver nenhuma informação relevante sobre questões locais?
Ao longo de 2018, o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e o Volt Data Lab continuarão trabalhando sobre esses dados, seja expandindo o universo mapeado, seja produzindo novas análises, infográficos, interativos e, claro, mapas.
Próximas etapas envolveriam mapear mais do que veículos impressos e online, ampliando o escopo também para a existência de revistas, rádios, canais de TV e outras mídias nas quais o jornalismo agora está presente.
Isso dependerá do interesse das pessoas no material gerado, mas também de sua vontade de agir sobre esses dados – especialmente pesquisadores e participantes do segmento.
Promover a democracia através da informação verificada e de qualidade é algo que afeta a todos, especialmente em tempos de desinformação e crise. Esperamos que o Atlas da Notícia seja um passo nesta direção.
**
Sérgio Spagnuolo é jornalista, mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab.