O PROJOR – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, anuncia nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, o início da campanha de crowdsourcing para a terceira edição do Atlas da Notícia, que visa mapear veículos jornalísticos nos 5.570 municípios brasileiros. O desenvolvimento da pesquisa, a análise e a publicação dos dados serão realizados pelo Volt Data Lab, liderado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo.
A coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras está a cargo do jornalista Sérgio Lüdtke, que trabalhará com os seguintes pesquisadores regionais: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul).
Em 2018, a pesquisa do Atlas contou com uma rede composta por dezenove escolas de jornalismo e 110 voluntários. Em 2019, a meta é ampliar e fortalecer esta rede, a fim de fornecer o panorama mais completo e granular possível da imprensa local brasileira.
Aqui, o link para a indicação de veículos jornalísticos, pelo qual quem o desejar poderá sugerir e cadastrar veículos para o nosso banco de dados.
E aqui, o link para reportar o fechamento de veículos jornalísticos.
Além da atualização e expansão da base de dados estatísticos, a próxima edição do Atlas incluirá uma API (Interface de Programação de Aplicativos) para facilitar o acesso aos dados do projeto.
A publicação da terceira edição do Atlas da Notícia está prevista para o final de novembro no site do Observatório da Imprensa.
Inspirado no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review desde 2017 o Atlas da Notícia conta com a parceria institucional da Abraji, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Em 2019, o projeto contará também com uma parceria institucional com a Intercom, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Desde 2018, o Atlas da Notícia é financiado pelo Facebook Journalism Project (FJP).
Publicada em novembro de 2018, a segunda edição do Atlas revelou:
— A presença de veículos jornalísticos em 2.710 municípios, um universo de 177 milhões de pessoas que correspondem a 85% da população brasileira
— Quase a metade dos municípios brasileiros (49%) tem ao menos um veículo jornalístico
— O Atlas 2.0 também identificou o fechamento de 81 veículos jornalísticos, a maioria impressos, desde 2011. Tais dados se baseiam na consolidação de um levantamento próprio e em informações da Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Fundado em 2002 sob a liderança do jornalista Alberto Dines (1931-2018), o Projor é uma entidade civil sem fins lucrativos não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária. Nossas atividades estão focadas na reflexão e no aprimoramento da prática jornalística. Acreditamos que uma imprensa livre e fortalecida é um dos pilares da democracia, cujos efeitos beneficiam a sociedade como um todo.