Em uma parceria entre o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, mantenedor do Observatório da Imprensa, e a agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, o Atlas da Notícia surgiu em 2017 com o propósito de mapear o universo de produtores de notícias do Brasil.
Na primeira etapa do projeto, foram identificados 5.354 veículos, entre jornais impressos e sites, em 1.125 cidades de 27 unidades federativas — o levantamento contou com a ajuda dos leitores, que enviaram informações sobre títulos em lugares diversos, como os estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Tocantins.
A primeira fase do Atlas da Notícia deu origem a diversos conteúdos, entre análises e informações:
— Um vídeo explica o projeto e fala de sua importância
— O ponto de partida do mapa do jornalismo brasileiro no século 21
— 70 milhões de brasileiros vivem em deserto de notícias
— Cinco possíveis saídas para o jornalismo local no Brasil
— Jornais sem jornalismo, jornalismo sem jornais
— Por que contar veículos jornalísticos?
Em julho de 2018, um novo relatório do Atlas apontou que 50 milhões de brasileiros vivem em deserto de rádio e TV locais e falou sobre o potencial de jornalismo local no país. No mês seguinte, Sérgio Spagnuolo, do Volt Data Lab, afirmou, em entrevista que é preciso aprofundar o conhecimento sobre jornalismo no Brasil.
A segunda fase do Atlas também contou com relatos e análises:
— 30% dos municípios brasileiros correm o risco de virar desertos de notícias
— Norte: portais de notícias e blogs florescem como fonte de informação
— Nordeste: jornalismo digital avança e supera o número de impressos
— No Centro-Oeste, veículos digitais avançam, mas impressos resistem
— Sudeste: região perde dezenas de jornais e revistas tradicionais
— Rádios predominam entre os veículos jornalísticos na região Sul
Ainda na segunda etapa, por fim, as repórteres Elvira Lobato e Ana Terra Athayde percorreram diversas regiões do país para mostrar veículos de mídia local, dando origem a uma série de reportagens:
MARIANA (MG)
— Uma imersão no jornalismo local em Mariana
— Meios de comunicação de Mariana
— Crise também castiga os sites de notícias de Mariana
— A Sirene, o jornal dos atingidos
— Jornais são empreendimentos familiares e não diferenciam notícias de releases
— A mídia e as duas tragédias de Mariana
— Reportagem em vídeo mostra como o jornalismo local reagiu ao desastre ambiental em Mariana
— Vídeo: uma imersão no jornalismo de Mariana-MG
ARAPIRACA E PALMEIRA DOS ÍNDIOS (AL)
— Veículos informativos em Alagoas
— O jornal impresso sobrevive no agreste alagoano
— Oops, a primeira TV do agreste alagoano
— Radialista mais famoso já levou nove tiros
— Prefeitos versus imprensa
— Rádios aderem ao jornalismo online e lançam sites
— Reportagem em vídeo mostra os bastidores da imprensa em Arapiraca
— Vídeo: na próxima edição, o jornalismo local no interior de Alagoas
CIDADE OCIDENTAL (GO)
— Um deserto de notícias nos arredores do centro do poder
— Isso é Cidade Ocidental
— Histórias que não foram contadas
— Dois lados da mesma moeda
— Sem imprensa local, moradores de Cidade Ocidental buscam se informar pelo WhatsApp e Facebook
— O papel das redes sociais em um deserto de notícias
ALTAMIRA (PA)
— Jornalismo local na cidade impactada pela construção de Belo Monte
— O canal na internet de Bruce Whayne
— A voz solitária do Xingu
— Globo não tem telejornal local
— Prefeito e oposição possuem TVs em Altamira
— Emissoras focam em temas nacionais
— Belo Monte despertou jornalismo crítico em Altamira
— Reportagem em vídeo sobre o jornalismo em Altamira
INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
— Por dentro do jornalismo “hiperlocal” no Vale dos Sinos
— Noticiário “hiperlocal” dá fôlego ao Grupo Sinos
— Como é o noticiário “hiperlocal” do NH
— A luta para manter o assinante do impresso
— Professora prevê maior longevidade para jornais do interior