Embora o 'Diário do Pará' seja o que mais se aproveita de fotos de pessoas mortas para atrair leitores, 'O Liberal' seguiu seus passos.
Artigos de Lúcio Flávio Pinto
Para tentar justificar a censura, flagrantemente inconstitucional, o juiz estabeleceu segredo de justiça, embora a ação, proposta pelo Ministério Público Federal, fosse incondicionalmente pública.
Lula tem toda razão quando fala da grande imprensa; nenhuma ao tratar como se fosse o oposto a atuação do PT e do seu governo.
Paulo Francis está sendo cultuado como o herói que foi vítima da sua coragem e perspicácia. Ele teria antecipado em quase 20 anos o escândalo do desvio de dinheiro (mais de 6 bilhões de reais contabilizados) dentro da Petrobras, objeto agora da maior operação de combate à corrupção da história do Brasil. Em uma de […]
Ernesto Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobrás, foi condenado pelo juiz federal do Paraná, Sérgio Moro, no dia 26, a cinco anos de prisão, em regime fechado, por lavagem de dinheiro. Ele foi acusado de ter recebido suborno de 15 milhões de dólares para contratar duas sondas de perfuração da multinacional Samsung para a […]
Mesmo que fosse em caráter consultivo, devia existir um colegiado ao qual o Executivo teria de submeter as suas relações com a imprensa e a destinação de propaganda oficial em geral.
O jornal 'Amazônia' completou 15 anos de existência no dia 19/5 com uma novidade: pela primeira vez o nome do diretor de redação, Antonio Carlos Pimentel, não apareceu no expediente da publicação.
Erros se multiplicam nas edições diárias não só do jornal dos Maioranas, mas em boa parte da imprensa nacional. Os jornalistas parecem estar cada vez menos atentos e mais desinteressados pelo material que produzem ou que passa pelas suas mãos.
O jornal publicou seis fotos dos cadáveres desfigurados de dois jovens, ele de 19 anos e sua namorada de 28, vítimas de um grave acidente de carro quando iam, alta noite, de Belém para Salinópolis, onde suas famílias os esperavam.
Veja quer que os senadores se invistam na condição de inquisidores medievais, a extrair do candidato a ministro do STF confissões sobre seus pecados.
As matérias jornalísticas violam regras elementares da objetividade e do rigor para inocular nos textos qualificativos e juízos de valor, desnaturando a reportagem em editorial.
Hoje [domingo, 3/5] é o dia mundial da liberdade de imprensa. Foi lembrado apenas pela ANJ, a patronal Associação Nacional de Jornais. Melhor seria que tivesse esquecido. Num anúncio, a ANJ pergunta: “Quem vai combater o Estado Islâmico?”. Apresenta três alternativas: “Os jornais, o Facebook ou o Google?”. A resposta é indireta, através da reprodução […]
O ex-presidente, um dos que por mais tempo esteve no topo do poder institucionalizado no Brasil, vive um momento delicado. Seu passado está sendo revisado. A cada novo reexame, sua posição fica mais duvidosa. Está sujeito a críticas como nunca antes, para usar um dos seus superlativos imoderados.
Os Maiorana têm o jornal diário mais antigo, O Liberal, na ativa há 68 anos, 48 dos quais sob o controle da família. Mas têm ainda outro dos três jornais diários de Belém. É o Amazônia, que, na edição de domingo (19/4), comemorou a chegada dos seus 15 anos.
O jornal 'O Liberal' está sendo acusado de fazer campanha contra a concessionária estadual de energia simplesmente por não querer pagar uma dívida de 20 milhões de reais por consumo de energia não quitado até hoje.
A rádio Tabajara funcionava num estúdio precário nos fundos da residência da família de Carlos Mendes. Seu alcance não ia além de 10 quilômetros, em frequência modulada. Mas se destacou desde o início por seu conteúdo informativo e sua postura crítica, o que lhe valeu o crescimento da audiência e a hostilidade dos criticados.
No ano passado escrevi sobre o perfil de Delfim Netto publicado na revista piauí (ver “Delfim, o tirano cordial”). Um dos fatos que destaquei foi a coleção de 20 caricaturas dele feitas por artistas conhecidos, que ele mandou emoldurar e pendurou como troféus no seu escritório. Aprisionadas dessa maneira, elas se pareciam aos animais empalhados […]
Qual o segredo de Opinião? Em primeiro lugar, ser feito por jornalistas profissionais e não por militantes políticos. Jornalistas comprometidos com seu ofício, de encontrar a verdade (ou sua reconstituição mais fiel) e apregoá-la para a sociedade, assumindo todos os riscos dessa opção.
O Diário do Pará já pode requerer ao Guiness o registro do recorde que realizou na terça-feira (31/3). Seu caderno de polícia publicou 19 fotos de cadáveres em suas oito páginas em formato tabloide (média de mais de dois cadáveres por página), quatro deles na capa. Provavelmente nenhum órgão da imprensa mundial chegou a tanto. […]
Eram 21 horas de 30 de abril de 1981 quando uma bomba explodiu num dos carros que estava no estacionamento do pavilhão Riocentro, no Rio de Janeiro. O sargento Guilherme Pereira do Rosário, atingido em cheio, morreu na hora. O capitão Wilson Dias Machado, que estava ao lado dele, ficou gravemente ferido. Os dois militares […]