Friday, 10 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1320

Cadê os amigos do Rohter?

Gostaria que vocês investigassem e divulgassem o que aconteceu com o Jorge Kajuru. Li em pequena notinha no jornal O Dia que ele foi demitido por influência do Aécio Neves, que não gostou da reclamação que o Kajuru fez no jogo do Brasil. Se for verdade, cadê a liberdade da imprensa? Cadê os jornalistas que no caso do correspondente americano ficaram defendendo a liberdade da imprensa? Será que naquele episódio parte da imprensa foi manipulada para arranhar a imagem do presidente? Espero que vocês investiguem e levantem a discussão sobre a demissão do Kajuru, que era um apresentador que falava o que a torcida gostaria de falar e não tem oportunidade.

Ronaldo C. Martins, estudante universitário, Paracambi, RJ



Controle em Minas

A imprensa mineira vem passando por uma nova fase desde que Aécio Neves assumiu o governo. A nova regra é simples, implícita, e acho que todo mundo já compreendeu: quem falar mal do governo do estado está no olho da rua. Um diretor de redação do Estado de Minas já foi demitido para comprovar essa regra (basta perguntar a qualquer jornalista mineiro para saber mais detalhes). Programas da TV Minas que fizeram críticas durante a gestão FHC foram retirados do ar e seus apresentadores/responsáveis demitidos. Tudo bem que aqui nunca teve um jornal com a mesma ‘independência’ que a Folha de S.Paulo, mas agora está demais.

O último caso, e que me deixou mais preocupado ainda, foi a suspensão do Kajuru pela Band, também por criticar o Aécio. Não quero acreditar que essa campanha Aécio Presidente feita pela mídia esteja atingindo âmbito nacional. Bom, acredito que pelo menos vocês ainda podem colocar o dedo nesse assunto, né? Espero que sim. Obrigado pelo favor que fazem ao país.

Ronan Fernandes



Como é que pode?

Ética esportiva: pode um conceituado jornalista ser demitido por mostrar irregularidades no jogo Brasil x Argentina, para o qual o governador Aécio Neves ‘distribuiu’ 10 mil ingressos gratuitamente, além de outras irregularidades?

Plínio, analista, Rio de Janeiro



Pagou com o emprego

Caros senhores, gostaria que abrissem um parênteses para comentar o que aconteceu com a imprensa mineira no episódio da greve dos policiais militares e civis após anúncio de índice de reajuste. O que vimos por aqui foi um verdadeiro atentado à liberdade de informação, com o maquiavélico dedo do poder (governo do estado) ditando a linha editorial dos jornais dessa capital. Por pouco não houve gente sendo exilada. O Jorge Kajuru, por exemplo, pagou com seu emprego na Band por comentar os ingressos para os ‘amigos do governador’.

Elmar Moura, militar, Betim, MG



Pergunta ao governador

Seria interessante o Observatório da Imprensa, tão ávido na defesa da liberdade de imprensa, abordar o tema da demissão do Kajuru num programa – será que o governador de São Paulo vai permitir que a TV Cultura retransmita um programa que mostre a verdadeira face do Sr. Aécio?

Paulo Sarmanho, pesquisador, Teresina