Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Nação e autonomia

A televisão digital será mais do que definição de imagens e sons. Será uma multimídia atuando em vários seguimentos da comunicação: 1) Acesso à internet; 2) Comunicação sonora (substituindo em parte a telefonia e as estações de rádio); 3) Games e entretenimento. Da mesma maneira que qualquer pessoa capacitada pode abrir uma homepage, qualquer indivíduo poderá manter seu canal televisivo. O Brasil, por aspectos econômicos e principalmente de autonomia como nação, terá desenvolvimento tecnológico e de qualidade de vida se investir em tecnologia e pesquisas na TV digital.

Michel Chad, engenheiro químico, São Roque, SP



Tecnologia ajuda

O autor foi muito certeiro ao lembrar a importância que o conteúdo da programação de TV tem e terá quando da popularização da TV digital. No entanto, creio que a questão é mais ampla e um aspecto crucial a ser mencionado é que deter tecnologia é hoje um passo fundamental a ser dado na direção do desenvolvimento. Só para encurtar, gostaria de lembrar, por exemplo, que a decisão política de fazer com que tivéssemos um padrão de codificação de sinal de TV analógica próprio no Brasil, acarretando no surgimento do PAL-M, fomentou a formação de uma quantidade expressiva de engenheiros, técnicos e pesquisadores muito capacitados, fato raríssimo em países subdesenvolvidos como o nosso. E se hoje temos um parque industrial e universidades públicas com grande competência em áreas tecnológicas, devemos muito a políticas como a do PAL-M, só para ater-nos a um exemplo.

Alexandre Freire, engenheiro, Campinas, SP



O alerta está dado

O alerta de Nelson Hoineff está dado. Quem do governo poderia comentar a argumentação do jornalista? A matéria é de grande interesse, foi colocada com clareza, expressando uma crítica à conduta governamental no tocante ao futuro Sistema Brasileiro de TV Digital.

Luiz Paulo Santana, Belo Horizonte

TV digital e o desastre anunciado – Nelson Hoineff



URN@ ELETRÔNICA
Nenhum dos dois

Leio sempre o OI e gosto muito. Nesta semana, entretanto, acredito que a urna eletrônica [O noticiário brasileiro sobre eleições americanas é mais favorável a Bush ou a Kerry?] deveria ter também a opção ‘nenhum dos dois’.

Roberto Trindade, engenheiro, Rio de Janeiro



JUSTIÇA vs. BLOGS
Livre pensar

Parabéns aos doutores Túlio Vianna e Cynthia Vianna pela matéria que ultrapassa o interesse dos blogueiros – conquanto seja inteiramente oportuna –, mas diz respeito à própria e tão debatida responsabilidade no exercício do direito da livre manifestação do pensamento.

Luiz Paulo Santana, Belo Horizonte

Algumas noções de Direito para blogueiros – Túlio Lima Vianna e Cynthia Semíramis Vianna