Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Ainda o primeiro, e de longe

Redes brasileiras trocam os apresentadores periodicamente e saem notinhas nos cadernos de entretenimento/cultura. Não a Globo, que teve direito a chamadas em primeiras páginas e cobertura alentada sobre a troca de Fátima Bernardes por Patrícia Poeta. Isso dá a dimensão da distância entre o Jornal Nacional e os outros telejornais. Para o bem e para o mal. O que aumenta a responsabilidade dos que o produzem.

O problema do Jornal Nacional e da Rede Globo não são os concorrentes. É ter demorado a entender a importância da internet. Mas também aí a concorrência não fará mossa enquanto as teles, que têm muito dinheiro para investir, não entrarem na produção de conteúdos.

Embaraço

O melhor material está na Folha de S. Paulo. É engraçado ver o Globo omitir as questões de fundo que levaram à mudança e à criação de um programa matutino para Fátima Bernardes. Faz parte do embaraço que tolhe o jornalismo quando entra em campo a famosa propriedade cruzada. A reportagem do portal G1 é exclusivamente sobre as motivações, expectativas, etc. das apresentadoras Fátima, Patrícia e Renata Ceribelli. Com um lugarzinho para a emoção sentida por William Bonner.