O blog político The Huffington Post, o portal Yahoo! e a revista online Slate realizarão debates exclusivamente online entre os pré-candidatos à presidência dos EUA – um para os democratas e outro para os republicanos. A data ainda não foi definida, mas os debates devem ocorrer depois do Dia do Trabalho (que nos EUA é comemorado na primeira segunda-feira de setembro) e terão como mediador o apresentador da PBS Charlie Rose, noticia Beth Fouhy [Associated Press, 22/4/07].
Os internautas poderão fazer perguntas diretamente aos políticos, além de blogarem em tempo real comentando as respostas dos candidatos. Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post, revelou que a idéia do debate online surgiu no começo do ano no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que blogueiros e jornalistas-cidadãos foram convidados a cobrir.
Influência da rede
‘Ficou claro para mim que a campanha de 2008 seria influenciada pelo que estivesse acontecendo online, como nunca visto antes’, opina Arianna. A blogueira entrou em contato com o apresentador Rose e com o editor da Slate, Jacob Weisberg, para propor uma parceria. O Yahoo! hospedará os debates e fornecerá conhecimento tecnológico para produzi-los.
Os candidatos poderão participar de lugares diferentes, interagindo através de câmeras separadas. O vídeo será divulgado também no sítio da Slate e no Huffington Post. Scott Moore, diretor do serviço de informações e notícias do Yahoo!, comparou os debates aos primeiros fóruns televisionados entre John F. Kennedy e Richard Nixon em 1960. Segundo historiadores, os eleitores que assistiram ao evento pela TV afirmaram que Kennedy foi o vencedor, enquanto os que ouviram pelo rádio avaliaram que Nixon se saiu melhor. ‘É uma oportunidade histórica e importante para os candidatos testarem suas habilidades de debate em um novo formato’, afirma Moore.