Centre for Media Freedom in the Middle East and North Africa (CMF MENA) é o nome de uma ONG dedicada à promoção da liberdade de imprensa e à defesa de jornalistas independentes em países do Oriente Médio e África do Norte. Já na página principal, temos uma nota breve, acompanhada de foto, contando o brutal assassinato de um jornalista argelino devido a sua atividade profissional.
O sítio apresenta relatórios sobre o direito das mulheres na mídia árabe e situação da imprensa em países como Argélia, Egito e Líbano, além de manter uma extensa base de dados e links sobre 21 nações – com informações sobre a Constituição local, leis de imprensa, códigos de ética e estrutura dos meios de comunicação. Também dividida por países é a seção Censorship News, com as últimas notícias sobre a (rotineira) intimidação de repórteres e repressão de veículos.
O grupo mantém uma lista atualizada dos jornalistas presos na região: são 23 (um deles, preso na Líbia, desde 1973), um recorde segundo a organização, que os considera ‘prisioneiros de consciência’ nos padrões internacionais de direitos humanos. Vale destacar o artigo ‘A imprensa no mundo árabe: 100 anos de liberdade reprimida’, de Said Essoulami. No texto, o diretor executivo do CMF MENA traça um histórico da censura imposta à mídia local. Em inglês.