Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Gigante americano da mídia entra no Brasil

De olho no potencial de segmentos como os de comércio eletrônico e TV a cabo no Brasil, diante da ascensão econômica da classe média, um gigante americano do setor de mídia entra no país. Com faturamento de US$ 11 bilhões em 2010, o Liberty Media acaba de comprar fatia na brasileira Ideiasnet. É o primeiro investimento direto do grupo estrangeiro em uma empresa baseada fora dos Estados Unidos.

Com a participação de 5,1% na Ideiasnet, adquirida por US$ 10 milhões (ou R$ 18 milhões), o Liberty pretende crescer no mercado local. “Hoje há [no Brasil] mais dinheiro para ser gasto em consumo”, diz Chad Hollingsworth, vice-presidente do Liberty Media. “E, entre os emergentes, o país tem uma das melhores combinações de rápido crescimento econômico e política estável.”

O Liberty detém participações de 1% a 100% em 20 empresas, como a Time Warner (operadora de TV a cabo) e a Barnes & Noble (livraria, com negócios online), dos EUA.

Gestoras de recursos

A brasileira Ideiasnet, que definiu seu foco de atuação em tecnologia e mídia digital – a companhia se desfez, por exemplo, da NetMovies, de locação de filmes, no fim de 2010 –, é “um ótimo parceiro local”, na avaliação do executivo do Liberty. Para Sami Haddad, diretor-executivo e de relacionamento com investidores da Ideiasnet, que tem participações de 7% a 100% em 12 empresas, a chegada do sócio dos EUA abre “várias possibilidades”. “Pode haver tanto investimentos futuros no mercado brasileiro da Ideiasnet com o Liberty quanto transações do grupo americano com nossos acionistas”, diz.

Entre os acionistas da Ideiasnet, estão a empresa EBX, de Eike Batista, e gestoras de recursos, como a Opus, criada por ex-sócios do Banco Pactual.

***

[Carolina Matos, da Folha de S.Paulo]