Fausto Silva, o Faustão, veio do Jornal da Tarde, onde cobria esportes, e tem compromissos que a turma do showbiz não costuma valorizar. Hoje é astro de primeira grandeza na TV – e TV comercial – e está preocupado com o futuro do seu meio. Seu depoimento à Folha de S.Paulo (8/7, página E-4), portanto, é duplamente importante: ‘Falta criatividade à TV brasileira. Falta ousar. É um erro imitar o que a Globo faz’.
Este foi exatamente o tema da última edição do programa Observatório da Imprensa na TV (3/7) com a participação de Fernando Barbosa Lima, Roberto Muylaert e Vera Barroso (clique aqui para ler um resumo do programa).
Esta foi a pergunta da Urn@ Eletrônica da edição 440: ‘A TV comercial ainda é inovadora?’ A resposta, esmagadora, antecipa a afirmação de Fausto Silva: 92% dos respondentes acham que a TV comercial deixou de inovar. [link para a urn@]
Se outros astros da TV comercial seguirem o exemplo de Fausto Silva, alguma coisa começará a acontecer na telinha.