Para responder ao desafio imposto pelas mídias digitais, os executivos dos jornais estão experimentando novas maneiras de atrair e de, literalmente, ouvir o público. O San Francisco Chronicle passou a postar mensagens de voz deixadas por leitores para repórteres e editores em seu sítio. A idéia partiu de Phil Bronstein, vice-presidente e editor do diário. ‘Estamos ouvindo nossos leitores’, disse. A maioria dos leitores aprovou a iniciativa. ‘Alguns acharam estranho, já para outros é engraçado’, revela Bronstein. Informações de Robert Levine [The New York Times, 29/1/07].
Fox e CNN protagonizam duelo de implicâncias
A implicância entre os dois maiores canais de notícias fechados dos EUA parece não ter limites. A Fox News estampou na revista Television Week um anúncio onde compara o apresentador da CNN Anderson Cooper à socialite patricinha Paris Hilton. Na foto, Cooper aparece de costas posando para um time de paparazzi que o fotografa freneticamente. ‘Conheça a Paris Hilton do jornalismo televisivo’, afirma a peça, completando que, no âncora, o estilo ganha do conteúdo. O anúncio também acusa a CNN de ter gasto ‘dezenas de milhões de dólares’ em publicidade para ‘botar Cooper no mapa’, e ressalta que, ainda assim, o programa dele é derrotado em audiência para o programa da Fox News no mesmo horário. Segundo uma fonte interna da CNN, afirma Richard Johnson em nota no New York Post [1/2/07], a rede estaria preparando uma resposta à rival. Um funcionário da CNN teria dito que o anúncio da Fox é uma ‘medida de desespero pela queda de audiência no programa de Greta Van Susteren [exibido no mesmo horário do programa de Cooper]’