Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornalistas mortos ganham memorial na França

A cidade de Bayeux, na região da Normandia, irá construir, com a ajuda da organização Repórteres Sem Fronteiras, um memorial em homenagem aos jornalistas mortos enquanto cumpriam seu trabalho. Inteiramente dedicado aos jornalistas e à liberdade de imprensa, o memorial será o primeiro do tipo na Europa. O monumento terá um caminho de pedras brancas com os nomes dos jornalistas mortos em todo o mundo desde 1944.


Para concretizar o plano, a RSF pede a ajuda de jornalistas, associações de imprensa, sindicatos e organizações em todos os países para fazer a listagem dos profissionais homenageados. O pedido será divulgado pela organização em 12 línguas diferentes.


‘Se você sabe o nome de um ou mais jornalistas assassinados ou que morreram desde 1944 por conseqüência de seu trabalho, por favor envie toda a informação que possui (nome, para onde trabalhava, quando e onde morreu) para o e-mail memorial@rsf.org. Depois que checarmos os detalhes, seus nomes serão inscritos nas pedras do memorial’, diz a RSF [7/6/06].


A inauguração do Memorial dos Jornalistas em Bayeux está marcada para sete de outubro de 2006.