Aliás, por falar em discrição, os veículos não estão dando qualquer destaque ao retumbante silêncio da responsável pela Comunicação do governo, Helena Chagas, no caso Palocci. Nem ao ensurdecedor silêncio da Comunicação no processo de fritura do ministro Luiz Sérgio. Nem ao tonitruante silêncio mantido quando a ministra da Pesca (existe, sim!) Ideli Salvatti se transformou em ministra da Articulação Política. Parece haver uma injustificada confusão entre duas expressões em inglês: low profile não é no profile.
O IPEM se explica
Com relação à nota desta coluna sobre uma operação sigilosa para a qual a imprensa foi toda convidada, a assessora de Imprensa do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo, Bernadete de Aquino, esclarece:
“Caro Carlos Brickmann, avisamos a imprensa sobre as fiscalizações do Ipem-SP para que os veículos programem a cobertura e acompanhem os fiscais. Desta forma, o consumidor terá acesso aos resultados não só pelo site do Instituto, mas também, de forma transparente, por jornais, rádios, TVs e Web. Não divulgamos os locais, mas as regiões nas quais estarão as equipes e marcamos um ponto de encontro com a imprensa na sede do Ipem, de onde sairá em comboio junto com os fiscais. Estes, aliás, recebem os endereços que serão foco da operação pouco antes do horário marcado para a saída. Pedimos que mantenham o sigilo antes da ação porque nos baseamos na boa-fé dessas empresas e desses profissionais. Vazar é um risco, mas essa política de divulgação tem dado certo e contamos com a parceria da imprensa para combater fraudes e irregularidades que geram tantos prejuízos ao consumidor”.
Este colunista continua não concordando. Mas cumprimenta o IPEM-SP pela rapidez na resposta e por apresentar embasamento lógico para sua atitude.
Livro não é notícia
Deve ser falha de leitura, claro. Mas este colunista não encontrou a notícia em nenhum grande veículo brasileiro. O Guinness Book reconheceu a Livraria Bertrand do bairro do Chiado, em Lisboa, Portugal, fundada em 1732, como a mais antiga do mundo. A livraria funciona ininterruptamente desde então, inclusive após o terremoto que destruiu Lisboa (na época, apenas trocou de prédio). A Bertrand tem hoje 52 filiais em Portugal.
Quanto à falta de notícias, nada a estranhar: num país em que o herdeiro de uma das maiores fortunas do mundo informa que, aos 20 anos, jamais leu um livro inteiro, informações sobre livros não são muito valorizadas. Pena: a mesma pessoa que lê livros (e não importa o suporte: pode ser papel, pode ser micro, pode ser tablete) é a que lê jornais. Sem hábito de leitura, os futuros consumidores de informação migram para os audiovisuais, com pouco texto e muita imagem.
Um belo livro
É para ler, guardar, manter como referência: Poemas da América de canto castelhano, organizados e traduzidos pelo grande Thiago de Mello, será lançado em São Paulo na sexta-feira (17/6), no foyer do Auditório Simon Bolívar, Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, SP, a partir das 18h30. Um antigo sonho de Thiago de Mello, realizado com a colaboração da Global Editora, reúne 400 poemas de 120 poetas de 18 países latino-americanos. Entre os autores, monumentos como Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, Cesar Vallejo, Rubén Darío, Gabriela Mistral, Nicolás Guillén, José Asunción Silva, Jaime Sabines, Ernesto Cardenal, Mario Benedetti. Para quem gosta de poesia. E para quem pensa que não gosta.
Como…
Um grande jornal informa que o Napoli “agitou o campeonato alemão” contando com “a dupla infernal Maradona e Careca”.
O texto seria perfeito se o Napoli alguma vez tivesse disputado o campeonato alemão. A dupla infernal Maradona e Careca efetivamente jogou no Napoli e participou da conquista do campeonato italiano de 1990.
…é…
De um portal de notícias da internet, que nunca nos falha:
** “Ciro fala mau do PDT e leva a pior”
…mesmo?
De um grande portal esportivo, referindo-se à renovação do contrato do atacante Jorge Henrique com o Corinthians:
** “Foi aprovada a extenção do vínculo”.
Voltem, revisores!
Com o computador, ficou complicado passar as matérias pela revisão. É caro, também. E, imaginavam alguns, que jamais trabalharam com profissionais como Ruy Onaga, Raul Drewnick, Luiz Carlos Cardoso, desnecessário: o corretor de textos faria o serviço. Mas o corretor de textos não sabe que o Napoli é italiano, e não alemão; não sabe quando se usa mau e mal; extenção ele até corrigiria, desde que os portais de internet dessem um pouco mais de atenção à qualidade, baixando um pouco a pressa de botar a notícia no ar. Mas como um corretor acertaria a regência de uma frase como esta?
** “Apenas encontraram um nicho de mercado que os permite (…)”
E este texto é de um jornalista de ótimo nível!
E eu com isso?
Nos velhos tempos de Hollywood, um dos recursos favoritos das starlets, as aspirantes a estrelas, era descuidar-se e deixar o seio aparecer. Mais recentemente, os descuidos se transferiram para as calcinhas – ou melhor, a falta de calcinhas. Perfeito, cada um usa os truques que quiser para ganhar destaque. O problema é que os jornalistas ainda acreditam nisso!
** “Lady Gaga se descuida e exibe os seios em premiação”
** “Lady Gaga deixa bumbum à mostra em premiação de moda”
** “Morena da laje se bronzeia em praia e deixa parte do seio de fora”
A maternidade também está em alta no noticiário frufru:
** “Grávida de oito meses, Eliana almoça em restaurante de SP”
** “Juliana Paes leva o filho ao pediatra”
** “Dani Winits não descarta tentar uma menina: ‘Nunca digo nunca’”
** “Sabrina Sato: ‘Se chegar aos 38 anos sem filhos, faço igual o Ricky Martin’”
Ué, tirando sair do armário, que é que Ricky Martin fez de diferente aos 38 anos? E Sabrina Sato certamente não está em armário nenhum.
E há o frufru livre, sem temas determinados.
** “Grazi Massafera e Nicole Bahls frequentam a mesma academia”
** “Ana Claudia Michels vai ao cinema com o braço engessado”
** “Ivete Sangalo faz caras e bocas para fotógrafo depois das compras”
** “Sem vergonha, zagueiro inglês Terry é flagrado dando amasso na mulher”
O grande título
Bela safra, bela safra. A começar por um daqueles títulos que, numa cabeça maliciosa, têm múltiplos sentidos:
** “Juliana Paes deixa escova de lado e assume os cachos”
Ou daqueles que cortam parte do texto e mudam de sentido:
** “Brotos alemães aparentemente não causaram o surto de E. Coli”
Sem preocupações, caro colega: são brotos de feijão.
Mas há um imbatível:
** “Fitch pode cortar rating de alguns Treasuries dos EUA para nível junk”
Alguém deve saber do que se trata.