Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Na volta do Animal, borracha no passado

Aos 34 anos, o atacante Edmundo está de volta ao Palmeiras, clube em que viveu talvez a melhor fase de sua carreira em 1993, quando foi um dos responsáveis pela conquista do título paulista que encerrou um jejum alviverde de 16 anos, e em 1994, ano em que a esquadra montada por Wanderley Luxemburgo venceu o Campeonato Brasileiro e o Rio-São Paulo.


Os dois jornalões de São Paulo – Folha e Estado – dedicaram em suas edições de terça-feira, 27/12, amplo espaço para a apresentação do ‘Animal’ no clube de Palestra Itália, mas estranhamente deixaram de lado a folha corrida do jogador.


Todo torcedor que acompanha mais de perto o futebol brasileiro sabe que Edmundo tem um passado polêmico, para dizer o mínimo. Em 1995, ele bateu seu Jipe Cherokee em um Fiat Uno na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.Três pessoas morreram e três anos depois o jogador foi julgado culpado pelo acidente. Sentenciado a quatro anos e seis meses de prisão em regime semi-aberto, Edmundo obteve um habeas-corpus que garantiu a sua liberdade e a seqüência do processo na Justiça. Na semana passada, com seu contrato já negociado com o Palmeiras, foi preso durante a madrugada, na zona sul do Rio, novamente dirigindo embriagado. Segundo os policiais que o prenderam, Edmundo dirigia em alta velocidade e fazendo zigue-zagues com sua Land Rover. Entre 1995 e 2005, foram incontáveis as confusões em que o atacante se envolveu, dentro e fora de campo.


Causa estranheza, portanto, que uma biografia deste quilate tenha sido simplesmente ignorada pelos dois diários rivais. Não saiu nem um mísero box sobre a vida do atacante. A bem da verdade, o Estadão mencionou, no último parágrafo da matéria principal sobre a chegada do atacante, que ele foi preso recentemente, ‘segundo a PM carioca, por desacatar policiais’. E finalizou o texto com a defesa de Edmundo: ‘Não estava fazendo nada errado. O que aconteceu comigo pode acontecer com todo mundo.’


Se o ‘Animal’ voltará a fazer sucesso no futebol paulista, só Deus sabe. Mas que Edmundo conta com um assessor de imprensa brilhante, estão aí as matérias da Folha e Estado que não deixam mentir…