Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Não perca o sev latim, esqveça o Totvs


O perigoso vício das ‘capas promocionais’ acaba de fazer mais uma vítima: o Valor Econômico.


O exclusivíssimo e compenetradíssimo diário econômico, modelo de jornalismo analítico, estrepou-se solenemente na sua edição de segunda-feira (27/4) ao repetir a insensatez de submeter a sua primeira página à criatividade irresponsável de um anunciante.


O fabricante de softwares especiais TOTVS – ou a sua agência de publicidade, dá no mesmo – pretendia chamar a atenção do mercado. Na falta de uma consistente argumentação de vendas, preferiu a brincadeirinha com o seu próprio nome. À custa do patrimônio de credibilidade de um grande jornal.


Como o nome da empresa é TOTVS, decidiram que na capa do jornal todas as palavras com a letra ‘u’ seriam grafadas com um ‘v’ em seu lugar. O presidente Lula saiu como Lvla, ‘disputa’ resultou em dispvta etc. etc.


Coisa de gênio. E na página dois, um anúncio tolo explica que TOTVS em latim significa tudo, todos, e em latim não se usa o ‘u’.


É justamente o contrário: no latim clássico e puro (época de Cícero, século I, A.C.) não se usava o ‘V’ e, sim, o ‘U’. O mesmo acontecia com o ‘J’ substituído pelo ‘I’. A partir do século XVI, por força do latim eclesial, as duas consoantes integraram-se ao alfabeto romano (até então com 21 letras). As pronúncias equivaliam-se, portanto trata-se de meras variações gráficas. Em nenhum dicionário de latim ou repertório de expressões latinas encontra-se o ‘v’ substituindo o ‘u’. Excepcionalmente pode usar-se o ‘V’ quando a palavra está em maiúsculas (‘FORVM’, em minúsculas, ‘Forum’)


Por esnobismo (=snobismo, do latim, sine nobilitate, sem nobreza, coisa de novo-rico), os criadores da marca preferiram a grafia antiga para alçar-se acima dos concorrentes. Gosto não se discute. Nem as vocações suicidas do jornalismo impresso. Para vender uma mísera página par, em cores, numa insossa segunda-feira, se oferece como bônus uma primeira página de mentirinha. Equivale a um imenso pop-up ocupando a home page inteira o tempo todo. Sacaram?


(*) A barba não faz o filósofo.