Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O pterodonte volta e a GloboNews voa

Um desafio ao assinante da Net: você conhece bem Silvio Berlusconi? O homem venceu pela terceira vez a eleição italiana, vai ser de novo primeiro-ministro da Itália, mas a GloboNews, seu dito canal 24 horas de notícias, passa voando pela tragédia e vê mera reeleição do inspetor ali do quarteirão. Como é possível? Não podem recorrer a freelancers, já que a bela correspondente da Globo em Roma é apolítica e só cobre papa?


‘Crolla la Sinistra’, decreta o Corriere della Sera sobre a derrocada da esquerda num país que já disputou com a França a posição de porta-voz da democracia européia. Hoje, amargurada e apática, reacende o DNA desse pterodonte da política, da mídia e do futebol, cujas práticas jurássicas corroem todos os campos. Para a GloboNews, mero síndico de prédio que ‘vence por pequena margem’. Errado: 167 cadeiras contra 137 da oposição.


Ainda bem que a Net não se resume à Globosat. Tem BBC, CNN e, para quem não saca inglês, ESPN Brasil. Isso mesmo, até um canal de esportes analisa mais do que a GloboNews. Na noite de segunda-feira (14/4), pudemos ver no Linha de passe comentaristas de futebol indignados com esse papelão dos italianos, que relegam seu país a republiqueta de banana. ‘A Espanha já superou a Itália, Portugal está prestes a superar’, lembraram José Trajano, Juca Kfouri, Marcio Guedes, Fernando Calazans – cidadãos para quem o esporte não é o ópio do assinante.


E a GloboNews? Vai ver assistiam à festinha de Galvão Bueno e seu eterno puxa-saquismo. Porca miseria de canal 24 horas de notícias!

******

Jornalista