A edição corrente do semanário CartaCapital (2/6) merece reflexões e sugere algumas continhas: tem 25 páginas de anúncios de página inteira. Parabéns, um feito! Do total de páginas de publicidade, 6 são permutas com outros veículos jornalísticos. Legítimo, faz parte do negócio.
Significa que, teoricamente, o número de páginas pagas diminui para 19. Acontece que deste total de páginas pagas, 8 saíram dos cofres públicos. Portanto, 43% do faturamento desta edição é político. O que nos leva a uma especulação estatística: se todos os veículos brasileiros fossem aquinhoados com o mesmo porcentual de publicidade oficial o setor continuaria encalacrado na pior crise da sua história?
Tudo bem, o governo está interessado em criar alternativas à informação da chamada grande imprensa. Loas! Mas a chamada principal na capa da edição da revista é ‘O poder. Na cama’ (sobre a vida amorosa dos ex-presidentes brasileiros). Sequer uma linha sobre os vampiros do Ministério da Saúde.
Valeu.