A enciclopédia online gratuita Wikipedia ganhou, na semana passada, um rival: entrou no ar, ainda que em fase de testes, a Citizendium. Segundo nota de Candace Lombardi [CNET, 26/3/07], o sítio é bem semelhante à Wikipedia, permitindo que qualquer um contribua com a elaboração de seus verbetes. As maiores diferenças na nova enciclopédia são a obrigação de que o internauta registre seu nome verdadeiro e a aprovação de todos os artigos por um conselho editorial.
O idealizador da Citizendium é Larry Sanger, co-fundador da Wikipedia, segundo informa sua própria biografia. Ao oferecer conteúdo com ‘supervisão de especialistas’, o objetivo da nova enciclopédia é aperfeiçoar o modelo ‘wiki’, que permite a colaboração de qualquer pessoa. Já estão disponíveis 1.100 verbetes – incluindo os da Wikipedia, que passaram por revisão de voluntários e editores.
Evitando problemas
Sanger havia dado início a testes particulares, sem abrir ao público, em novembro de 2006. Ele alega que já conseguiu reunir 820 autores e 186 editores no projeto. Os autores podem editar e escrever novos artigos; editores decidem qual versão será aprovada, mas, para isto, devem ser especialistas no tema sobre o qual opinarão.
Qualquer internauta que se registre no sítio informando seu nome completo pode enviar contribuições. Todas elas passam, entretanto, pela supervisão de voluntários. Para ser voluntário – e ter o poder de proibir a participação de colaboradores inconvenientes –, é necessário ter graduação e mais de 25 anos. Todos estes cuidados dão à Citizendium mais controle sobre o conteúdo e tentarão evitar alguns dos problemas de vandalismo e difamação enfrentados pela Wikipedia, além de eventuais erros.