O Yahoo! ampliou, esta semana, sua parceria com editoras de jornais, adicionando a americana McClatchy e outras quatro empresas – Calkins Media, Media General, Morris Communications e Paddock Policátions – a sua recém-formada rede online de anúncios compartilhados, informa Alan Sipress [The Washington Post, 17/4/07]. A McClatchy publica 31 jornais, incluindo o Miami Herald.
A iniciativa reúne agora 12 editoras, o que representa 264 jornais americanos que concordaram em disponibilizar em seus sítios a ferramenta de busca do Yahoo! e anúncios vendidos pelo portal, deixando de fora o rival Google. Os jornais também oferecerão a seus anunciantes a oportunidade de comprar espaço publicitário no sítio do Yahoo!. ‘Será um acordo vantajoso para ambos os lados’, afirma Gary Pruitt, executivo-chefe da McClatchy, sem revelar maiores detalhes financeiros.
A parceria será implementada gradualmente nos próximos 20 meses. O Yahoo! também aumentará o conteúdo dos jornais em seu portal. ‘Os jornais e o Yahoo! são complementos quase perfeitos’, diz Sue Decker, vice-diretora financeira do Yahoo!. Enquanto os jornais podem oferecer conteúdo de qualidade e experiência em publicidade local, o portal fornece exposição nacional, sendo o sítio mais acessado nos EUA.
Rivais criticam aquisição do Google
A Microsoft, a AT&T, a Time Warner e outras empresas de mídia online não receberam com bons olhos a notícia da aquisição ocorrida esta semana da rede de publicidade online Double Click pelo Google, por US$ 31 bilhões. Executivos destas empresas temem que o acordo dê ao Google domínio do mercado de anúncios na internet. A compra ainda poderá ser revista pelo Departamento de Justiça ou pela Federal Trade Commission.
Os executivos das empresas online alegam que o Google já é líder em busca na rede e em venda de anúncios relacionados às palavras procuradas; eles agora estão em campanha para que a aquisição seja revista. ‘A compra da Double Click pelo Google reúne os dois maiores fornecedores de anúncios online e vai reduzir substancialmente a competição do mercado’, opina Brad Smith, conselheiro geral da Microsoft. A AT&T também se mostrou preocupada com o acordo. ‘Pensamos ser realmente importante que autoridades antitruste vejam com atenção se isto não dá ao Google o poder sobre o mercado online’, ressalta Jim Cicconi, vice-presidente sênior de assuntos externos e legislativos da AT&T.
A Microsoft e o Yahoo! também haviam demonstrado interesse em comprar a Double Click. Em declaração, o Google informou que ‘não acredita que a aquisição seja anticompetitiva, pois promove um mercado saudável para a publicidade online’. Informações de Robert A. Guth e Kevin J. Delaney [The Wall Street Journal, 16/4/07].