De autoria de Barry Bitt. o genial cartum reproduzido abaixo ilustra no New York Times de hoje um artigo como sempre contundente do colunista Frank Rich quando ele escreve sobre a imprensa desonesta – ou, no caso que o preocupa, a mídia chapa-branca.
Eis a imagem perfeita do que faz o jornalismo a serviço do poder: transforma um toco em árvore frondosa. Isso é pior do que esconder do leitor a verdade de que os fatos muitas vezes não são o que parecem.
É criar uma realidade que não apenas não existe, mas que põe de ponta-cabeça a realidade que existe. Já o outro lado da moeda do jornalismo faccioso, naturalmente, é aquele que, diante de uma notícia que equivale a uma árvore frondosa, pinta um toco.
Por isso é que todo cuidado é pouco com o que aparece na mídia. É por isso também que existem os observatórios da imprensa. Para que o público não compre árvores por tocos, ou vice-versa.
***
Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.