Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A mudança de comportamento dos leitores de blogs


O que antes era uma hipótese, está agora ganhando ares de fato real. As pessoas começam a transfomar a internet num canal de comunicação próprio, independente dos veículos de comunicação e fora do controle dos governos.


O fenômeno pode ser visto pelo volume crescente de comentários de leitores e navegadores postados em weblogs. Além de cada vez mais numerosos, os comentaristas começam a mostrar um sentimento de posse do espaço onde opinam.


Acredito que boa parte do crescimento dos acessos à blogs é uma consequência deste desejo de se fazer presente tentando ser escutado. Na hora em que isto se torna possível, começam a surgir veradeiras comunidades, onde os comentaristas discutem entre si, fora do controle do responsável pelo blog.


O ímpeto participacionista é tanto, até nos Estados Unidos, que lá alguns jornais online permitem que as pessoas comentem até anúncios, o que acabou com a torre de marfim dos publicitários.


E quem observar com cuidado os comentários, verá que muitos dos seus autores já manifestam o desejo de criar os seus próprios blogs, expandindo ainda mais as fronteiras da blogosfera e ampliando o impacto da presença destes novos atores na arena da informação.


Trata-se de um fenômeno mundial e que tende a crescer já que um novo blog é criada a cada segundo, conforme dados do projeto Estado da Blogosfera (The State of the Blogosphere ).


O crescimento vem ocorrendo não apenas nos setores sociais com poder aquisitvo suficiente para ter um computador e linha telefônica física, mas também entre a classe média baixa que hoje frequenta os cibercafés para ler e comentar blogs.


Num cibercafé que visitei recentemente, cinco das 12 pessoas presentes estavam acessando blogs ou postando comentários. Segundo o administrador do local, a frequência é formada por adolescentes e por pessoas com mais de 30 anos. Esta diversificação de faixa etária é confirmada de certa forma pelas profissões dos comentaristas em blogs, embora o dado não seja 100% confiável, porque cada um se identifica como desejar.


O inchaço da chamada blogosfera mudou também o perfil dos blogs. Antes a maioria era sobre tecnologia ou no formato Meu Diário. Agora o tema política domina cerca de 1/5 dos blogs nos Estados Unidos.


Aqui no Brasil, não temos estatísticas apesar de sermos um dos cinco países do mundo onde a internet cresce com mais velocidade mas a presença dos blogs politicos e bem visível. Aliás por falar em estatísticas, já está na hora de alguma instituição nacional promover uma pesquisa para traçar um perfil dos blogs brasileiros e identificar tendências entre eles.


Aos nossos leitores: Serão desconsiderados os comentários ofensivos, anônimos e os que contiverem endereços eletrônicos falsos.