Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Blogueiros viram estrelas nas convenções eleitorais norte-americanas

Pela primeira vez na história eleitoral dos Estados Unidos, produtores de páginas pessoais na Web receberão tratamento VIP nas convenções que ratificarão os candidatos à sucessão do presidente George W. Bush.


 


E quem está promovendo a entrada triunfal dos blogueiros no circo eleitoral norte-americano é a empresa Google, que preparou instalações especiais para 500 editores de weblogs acreditados para cobrir a convenção democrata, marcada para a semana que vem, na cidade de Denver, estado do Colorado. É quase 100 vezes mais do que o total de blogueiros credenciados pelo partido na convenção de 2004.


 


A Google criou uma tenda especial para os autores de blogs com facilidades de fazer inveja aos profissionais da grande imprensa norte-americana. Todos os equipamentos imagináveis estarão à disposição dos blogueiros com credencial, mediante o pagamento de 100 dólares, durante os três dias da convenção.


 


Mais importante que isto, a Google oferecerá uma conexão especial à internet com mais amplitude de banda do que a disponível pelas emissoras de televisão. O objetivo é tornar quase instantânea a publicação no site YouTube (uma empresa Google) de vídeos produzidos pelos blogueiros, usando câmeras digitais que também serão cedidas aos credenciados.


 


Tanta generosidade e ostentação tornaram ainda mais intensos os comentários de que a empresa mais valorizada da internet parece decidida a aumentar a sua concorrência com os canais convencionais da mídia, usando os weblogs como instrumento.


 


A estratégia da Google é oferecer aos produtores independentes de informações as ferramentas digitais necessárias para que eles possam competir com os profissionais. Entre estas ferramentas estão programas como uma coleção especial de mapas eleitorais, com base no Google Maps, e especialmente desenvolvida para a cobertura da campanha eleitoral de 2008.


 


Além disso, os blogueiros terão à disposição um sistema de transcrição de discursos, chamado Elections Vídeo Search, por meio do qual é possível  obter o texto quase ao mesmo tempo em que é pronunciado.  Os habitantes da tenda eleitoral da empresa Google também terão ao seu dispor uma versão customizada do programa Google Reader, por meio da qual receberão em seus computadores tudo o que for publicado no mundo sobre os candidatos e as convenções presidenciais norte-americanas.


 


Está cada vez mais claro que a aposta midiática da Google está no desenvolvimento de ferramentas capazes de fortalecer a blogosfera, habitada hoje por cerca de 120 milhões de blogs, dos quais 20% a 25% se dedicam à coleta de informações variando desde noticias políticas até crônicas pessoais.


 


Trata-se de uma aposta cuja importância estratégica é enorme, pois está voltada para a futura configuração do ambiente midiático, o ambiente onde circularão os dados, notícias e informações responsáveis pela geração de conhecimentos na era digital.


 


Para a mídia convencional, é mais um desafio de peso. As próximas convenções eleitorais norte-americanas podem ser um parâmetro de comparação entre a performance de profissionais e de autônomos na cobertura de eventos onde há poucas notícias e muitos rumores de bastidor.