Era inevitável. O IBGE divulgou um dado auspicioso: “Entre 1999 e 2003 as capitais brasileiras perderam participação no PIB do país, em favor de cidades que estão fora dos grandes centros urbanos e cujas economias ganharam força no cenário nacional”. E como isso é noticiado? Negativamente. Agência Estado: ‘Capitais perdem participação no PIB do país’. Folha Online: ‘Vitória tem maior renda per capita entre capitais’ e ‘SP e Rio registram maior perda de participação no PIB’. Ouvi algo semelhante na Rádio CBN. O Hoje, da Globo, não deu nada.
Neste momento, os jornais estão preparando as reportagens que sairão amanhã. Eles merecem o benefício da dúvida. Quem sabe entendem que desconcentrar a economia faz bem? Voltarei ao assunto em breve.
O material informativo preparado pelo IBGE é boa leitura, embora siga a linguagem dos técnicos. Está neste momento na home-page do IBGE: www.ibge.gov.br
É preciso traduzir algumas coisas. Por exemplo:
‘Foz do Iguaçu é um dos principais municípios industriais paranaenses, com produção concentrada na geração de energia’. Leia-se: a parte brasileira da Usina de Itaipu fica em Foz do Iguaçu…