O presidente mencionou de modo equivocado, num ato falho, o título do livro clássico de John Reed Os Dez Dias que Abalaram o Mundo. Disse “Os Dezessete Dias que Abalaram o Mundo”. Provavelmente referia-se ao número de dias entre a saída da IstoÉ, no dia 14 de setembro, e o dia 1 de outubro, data do primeiro turno.
Voto para parlamentares
No blog Verbo Solto, assinado por Luiz Weis neste Observatório, a professora de Ciência Política da USP Maria D´Alva Kinzo defende especial engajamento dos cidadãos nas eleições legislativas, para, abre aspas, “escolher entre aqueles que de fato já tenham demonstrado compromisso com a coisa pública, seja em sua atuação como representante na presente legislatura, seja em sua biografia como cidadão atuante. E certamente não faltam candidaturas que respondem as exigências básicas do exercício da representação política’, fecha aspas.
Entreatos
Orkut virou assunto de polícia no Brasil. E no You Tube, site de vídeos, alguém fez o favor de colocar um trecho do documentário Entreatos, sobre Lula durante a campanha eleitoral, que foi tirado do circuito por seu diretor, João Moreira Salles. O trecho mostra intimidade de Lula com seu amigo Freud Godoy.
Vigiar ONGs
Não é por falta de aviso que a mídia negligencia sua obrigação de apurar melhor a atividade das chamadas Organizações Não Governamentais. O caso da Unitrabalho, de Jorge Lorenzetti, vem se somar a vários outros, notadamente o de ONGs que receberam verbas astronômicas durante o governo de Rosinha Matheus, denunciado há meses pelo Globo.