Dois repórteres do Estadão ganham pontos na universidade. O repórter de economia Sérgio Gobetti, da sucursal de Brasília, foi um dos vencedores do 11º Prêmio Tesouro Nacional de Monografias. A partir de uma reportagem, ele mostrou no trabalho que a forma de contabilização do Tesouro estava distorcendo os valores do investimento público.
O repórter da Economia Renato Cruz, especializado em telecomunicações, defendeu ontem tese de doutorado na Escola de Comunicação da USP em que mostra como a decisão sobre o padrão de TV digital no Brasil foi política, e não técnica ou econômica. Ele mesmo explica em seu blog: “O poder político dos radiodifusores venceu o poder econômico das operadoras de telecomunicações”.
A qualificação universitária dos repórteres pode ser um instrumento importante para melhorar os padrões da imprensa brasileira.
Esquizofrenia
Recentemente, a Exame publicou uma capa apontando as Organizações Não Governamentais como inimigas número um do capitalismo. É a mesma revista que publica regularmente, há anos, um Guia da Boa Cidadania Corporativa e realizou ontem festa para entrega de prêmio para boas práticas sociais das empresas.