Demorou quase três anos, mas a vez dos blogueiros acabou chegando. Aqui no Brasil, Ricardo Noblat está se mudando para o Estado de São Paulo numa negociação que deve ter envolvido vários dígitos. E nos Estados Unidos, Jason Calacanis, outro veterano da blogosfera, acaba de entrar para o portal American Online por algo entre 20 a 30 milhões de dólares. A corrida atrás de blogueiros de sucesso é a mais recente aposta da grande imprensa no sentido de buscar diferenciais capazes de aliviar suas combalidas finanças. Marca também a transformação de uma ferramenta de comunicação surgida no universo alternativo e que agora desembarca em grande estilo num meio onde sempre foi vista com indiferença e até hostilidade. Noblat deixa o IG, onde era uma espécie de carro chefe entre os blogs para ser colunista do Estadão e hospedar seu site no portal do jornal paulista. A dúvida ainda não esclarecida é se o blog de Noblat também só poderá ser acessado por assinantes. Caso a leitura não seja gratis, é quase certo que haverá uma um migração de internautas para outros blogs políticos no Brasil. Nos Estados Unidos, o fenômeno blog virou o grande tititi da imprensa esta semana, com o anúncio da milionária transação entre Calacanis e a AOL, um provedor de acesso à internet que está tentando sobreviver depois da mega fusão com o conglomerado Time-Warner, considerada por muitos como o maior fracasso da história corporativa norte-americana. Calacanis foi um dos pioneiros no desenvolvimento de weblogs e depois criou uma empresa, a Weblogs Incorporated Network, que hospeda alguns dos mais populares blogs temáticos dos Estados Unidos. Agora todos eles migram para a AOL, mantendo a autonomia editorial, pelo menos formalmente. A Gawker Media , a principal concorrente da empresa de Jason Calacanis, também fechou um grande acordo com a multinacional VNU para publicação na Europa do Gizmodo , o mais popular gadgets eletrônicos dos Estados Unidos. A Gawker publica ainda outros sete blogs, entre eles o Wonkette , especializado em fofocas de Washington. A grande imprensa está obviamente interessada no potencial financeiro dos blogs, mas há um subproduto desta nova relação que pode ter consequências interessantes. Até agora a mídia considerava os blogs como uma espécie de reduto do jornalismo alternativo, principalemente do chamado jornalismo cidadão. Agora a situação deve mudar porque, afinal, os blogueiros mostraram que são também bons em faturamento. Aos nossos leitores: Serão desconsiderados os comentários ofensivos, anônimos e os que contiverem endereços eletrônicos falsos.