Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Internet tira publicidade de jornais

A receita publicitária dos grandes jornais norte-americanos de circulação nacional está caindo enquanto a de empresas online como Google e Yahoo está em ascensão, bem como a dos jornais regionais. É o que informa o The New York Times na edição do dia 26/4 (acesso mediante cadastramento grátis). O próprio NYT admitiu que as grandes unidades jornalísticas do conglomerado Times tiveram um faturamento seis vezes menor do que o dos jornais locais da empresa.

O The Wall Street Journal, controlado pela Down Jones, reconheceu uma queda de 10,8% enquanto os seus jornais regionais registraram uma alta de quase 2% na receita com anúncios. O portal Yahoo teve no início de 2005 um faturamento com publicidade 50% maior do que em igual período no ano passado.

É mais um sintoma mostrando a necessidade dos grandes jornais revisarem o seu modelo econômico e seu plano de negócios porque fica cada vez mais evidente a mudança de hábitos dos leitores e consumidores de informação. Há quatro anos, o futuro das receitas publicitárias na Web era uma grande incógnita. Hoje, a situação é bem diferente.