Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Leitura em camadas nos weblogs


A concisão e a objetividade são absolutamente essenciais na redação em weblogs, porque a rapidez na leitura tornou-se uma rotina na Web. Mas qualquer redator sabe que o texto enxuto é uma habilidade rara e só alcançável após sucessivas revisões.



Assim surgiu o recurso da chamada leitura em camadas como uma das opções possíveis de captação do conteúdo de um texto. Ela permite ao leitor ‘fotografar’ ou ‘escanear’ o texto sem lê-lo palavra por palavra. Na verdade o leitor navega por uma série de expressões destacadas em negrito cujo objetivo é: permitir uma leitura dinâmica em alta velocidade e chamar a atenção para questões chaves do texto.


O leitor pode se contentar com uma percepção superficial se o tema não for do seu interesse imediato ou ser atraído para o conteúdo mais profundo através de iscas espalhadas pelos parágrafos. Teoricamente estas iscas, lidas sequencialmente, formariam um texto ou uma camada informativa oculta dentro do texto completo. Daí o nome leitura em camada, inspirado na expressão inglesa reading layers.


Os pesquisadores norte americanos que estudam a leitura em camadas recomendam que haja apenas um destaque em negrito por parágrafo para facilitar a leitura dinâmica do texto e para não criar um visual muito carregado. O destaque pode incluir mais de uma palavra, sendo desaconselhavel marcar mais de quatro ou cinco.


O uso de expressões destacadas para permitir a leitura por camadas complica a redação porque exige do autor cuidados adicionais pois ele estará escrevendo um texto dentro do outro. Às vezes é necessário mudar palavras dentro do texto completo para permitir a leitura por camadas.


A produção de textos para leitura em camadas é um dos diferenciais dos textos nos blogs, junto com a estrutura não linear, a narrativa em ordem cronológica inversa e o uso de hiperlinks. Por isto a redação jornalística em weblogs é bem mais trabalhosa e demorada do que num texto para veículos impresso.


Outros postings sobre redação em weblogs:


Redação Jornalística em weblogs – postado em 2/5/2005


A pirâmide invertida em weblogs – postado em 10/5/2005