Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

O jornalismo online começa a descobrir sua grande vocação


A cobertura dos assuntos locais sempre foi vista como a grande vocação do
jornalismo online porque a participação dos leitores evitaria
os altos custos da administração de redações. Mas só agora ela começa a ser
reconhecida como uma alternativa concreta.


A matéria que saiu esta semana no The
Wall Street Journal 
tem como novidade o fato de que finalmente a
grande imprensa começa admitir que o jornalismo local com participação de
leitores não é coisa de sonhadores. Esta modalidade informativa
já é praticada há tempos em quase todo mundo, com resultados variáveis.


O WSJ focou no caso do Greensboro New
& Record
onde os moradores mandam notícias para o jornal da cidade de
Greensboro (Carolina do Norte), mas o fenômeno da participação dos leitores na
produção de jornais online começou há pelo menos quatro anos na Coréia do Sul,
com o OhmyNews , considerado hoje uma
referência mundial (Mais detalhes na matéria Jornalismo
Cidadão
que escrevi para o OI.


Nos próprios Estados Unidos existem experiências como projeto Get Local News  que administra sites
locais em 6.000 cidades e vai distribuir metade da sua receita publicitária para
os chamados jornalistas amadores. O Get Local News é parceiro
de uma outra iniciativa, o Citizen Journalism 
,que oferece dicas para eleitores comuns produzirem notas jornalísticas.


Aqui no Brasil, ainda falta muita informação sobre
experiências nesta área. As inicitiativas de jornalismo local mais conhecidas
ficam no nível regional como é o caso do portal mineiro Uai , do Ibahia e do ClickRBS , no Rio Grande do Sul e Santa
Catarina.


O jornalismo local online ainda é uma área relativamente inexplorada entre
nós. Talvez existam experiências e seria muito interessante conhecê-las. Este
weblog pode ser uma janela de visibilidade para
elas.