Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O Lula do século 21

O presidente Lula acabou de nomear ministro do Trabalho o seu possível sucessor.

Não em 2006, não em 2010, talvez nem em 2014. Importa menos a data do que o fato de que que o presidente da CUT Luiz Marinho tem tudo para ser na segunda ou terceira década do século 21 no Brasil o que Lula foi a partir da oitava década do século 20.

Isso não significa que será um outro Lula, assim como o Brasil que virá depois dele não será – felizmente – o mesmo que o plasmou e que ele ajudou a mudar. Para melhor.

Luiz Marinho era já um dirigente sindical moderno antes que os basbaques de sempre na mídia começassem a falar em “mudehnidade”.

É tão competente e antenado como qualquer sindicalista da portentosa indústria alemã. E, como se sabe ou se deveria saber, em parte alguma do mundo se fazem líderes sindicais tão ponta-firme como os da Alemanha.

É deixá-lo se curtir na administração pública para completar o seu amadurecimento e a sua descoberta do mundo. Ou muito me engano, ou em tempo relativamente brreve ele será o que a imprensa deslumbrada chamará de “revelação”.

Antes que me esqueça: a prova cabal de que o Brasil de 2005 é melhor do que o Brasil de 1990 é que o ministro do Trabalho do presidente Collor se chamava Antonio “cachorro também é gente” Magri. O país, afinal, não é imexível.