Os blogs não são tão influentes como se pensa segundo revelou uma pesquisa conjunta do Pew Center e do site BuzzMetrics, realizada entre setembro e outubro do ano passado e divulgada neste domingo nos Estados Unidos. O trabalho comparou o impacto político dos blogs conservadores e liberais com a cobertura da mídia convencional, fóruns online e páginas web de candidatos presidenciais nas eleições norte-amerianas do ano passado. O gráfico da Pew mostra o interesse e nível de influência de cada canal de informação está diretamente ligado o teor e relevância do material divulgado. O público, portanto, estava mais atento à informação do que ao veículo. Os responsáveis pela pesquisa alertam que seus resultados ainda são preliminares porque foi usada uma nova tecnologia para medir níveis de atenção e influência. Mas destacam que os blogs conseguiram chamar a atenção do público só depois que a mídia convencional divulgou o que eles estavam publicando na Web. Por isto, a pesquisa conclui que os blogs não foram capazes de exercer uma influência exclusiva sobre os eleitores e que comportaram-se mais como ‘seguidores da agenda, do que como criadores de fatos novos’. Mais detallhes no site Personal Democracy e quem desejar fazer o download da pesquisa pode visitar o site da Buzz Metrics .
O estudo da Pew envolveu 40 weblogs, 16 órgãos da imprensa convencional (jornais,revistas, TV e radio) bem como cinco grandes fóruns online (de tendência convervadora e liberal), boletins de imprensa dos candidatos e os sites do Partido Republicano e do Democrata. A medição aconteceu no período de maior efervescência do chamado escândalo 60 Minutos, o programa jornalístico da rede de TV CBS que divulgou documentos falsos sobre o serviço militar do presidente George W. Bush.