Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O The New York Times adere ao jornalismo cidadão


Não há confirmação oficial, mas o jornal The New York Times ( exige cadastramento grátis) já tem montada uma equipe de profissionais para montar um projeto de jornalismo cidadão que pode marcar a primeira grande investida da imprensa convencional num território que até agora era considerado exclusivo dos blogueiros e ativistas.


O indício mais concreto da nova estratégia da Gray Lady (senhora grisalha – apelido do NYT) foi o anúncio feito neste último fim de semana por Jeff Jarvis de que estava trocando o seu bem sucedido blog BuzzMachine  e seu trabalho na empresa Advance Net, especializada em jornalismo comunitário, para juntar-se ao The New York Times e o site About  para desenvolver um projeto de jornalismo cidadão colaborativo (JCC).


É o terceiro grande projeto nesta área a ser anunciado desde o início de abril envolvendo jornalistas que ficaram conhecidos por seus blogs voltados para a democratização na produção de notícias. O primeiro foi o Bayosphere, lançado pelo jornalista e comentarista de tecnologia Dan Gillmor, com a participação de grupos empresariais ligados ao setor editorial. O segundo foi J.D. Lassica, autor do blog Media Musings  e que embarcou no projeto Our Media , um portal comunitário, patrocinado por quatro empresas ligadas aos setores da comunicação e da tecnologia da informação.


A onda de casamentos entre blogueiros bem sucedidos e a imprensa pode ser uma mera coincidência mas tudo indica que o fenômeno é mais complexo. Tanto pode ser uma tentativa dos grandes grupos jornalísticos e editoriais de não perder o que pode ser um bom negócio, como uma nova estratégia da imprensa para recuperar as perdas sofridas com a queda de circulação, perda de faturamento publicitário e descrédito crescente dos leitores. O certo é que o conceito de jornalismo cidadão colaborativo está deixando definitivamente o limbo alternativo para entrar nas grandes ligas da mídia globalizada.